meu dia em oração
Anunciação do Senhor: “Alegre-se cheia de graça!”
O Senhor falou de novo a Acaz, dizendo: «Pede para você um sinal a seu Deus, nas profundezas da mansão dos mortos ou na sublimidade das alturas». Acaz respondeu: «Não vou pedir! Não vou tentar ao Senhor!» Disse-lhe o Senhor: «Escute, herdeiro de Davi, será que não basta a vocês cansarem a paciência dos homens? Precisam cansar também a paciência do próprio Deus? Pois saibam que o Senhor lhes dará um sinal: A jovem concebeu e dará à luz um filho, e o chamará pelo nome de Emanuel. (Is 7,10-14;8,10)
1ª Leitura
É impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. Por esse motivo, ao entrar no mundo, Cristo disse: «Tu não quiseste sacrifício e oferta. Em vez disso, Tu Me deste um corpo. Holocaustos e sacrifícios não são do teu agrado. Por isso Eu disse: Eis-Me aqui, ó Deus – no rolo do Livro está escrito a meu respeito – para fazer a tua Vontade.» Primeiro diz: «Não queres e não Te agradam sacrifícios e ofertas, holocaustos e sacrifícios pelo pecado.» Trata-se de coisas que são oferecidas segundo a Lei. Depois acrescenta: «Eis-Me aqui para fazer a tua Vontade». Desse modo, Cristo suprime o primeiro culto para estabelecer o segundo. É por causa dessa vontade que nós fomos santificados pela oferta do Corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas. (Hb 10,4-10)
Salmo ou Hino
Não queres sacrifício, mas abriste meus ouvidos. Então eu digo: «Aqui estou para fazer a tua Vontade». Meu Deus, eu quero ter a tua Lei dentro de minhas entranhas. Anunciei a tua Justiça na grande assembleia: Senhor, Tu o sabes. Não escondi tua Justiça dentro do coração, falei da tua Fidelidade e Salvação; não ocultei teu Amor e tua Verdade diante da grande assembleia. (Sl 40,7-11)
Evangelho do dia
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. O Anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de Graça! O Senhor está com você!» Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. O Anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou Graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um Filho, e dará a Ele o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a Ele o trono de seu pai Davi, e Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu Reino não terá fim.» Maria perguntou ao Anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» O Anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o Poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. Para Deus nada é impossível.» Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra.» E o Anjo a deixou. (Lc 1,26-38)
Vivendo a Palavra
A festa da Anunciação nos faz pensar: nove meses para a gestação de Jesus, o Menino de Nazaré. Nove meses que a Vida nos ‘empresta’ para prepararmos a acolhida em nossos corações do Cristo – o mesmo que em um dia da história dos homens se encarnou em Jesus de Nazaré e, desde então, quer estar sempre presente em toda a humanidade peregrina nesta Terra abençoada, que devemos proteger e conservar, para usufruir e partilhar.
Oração Final
Pai amantíssimo, ensina-nos a reconhecer e acolher com humildade e gratidão o teu Filho Unigênito, em todas as suas manifestações: no Corpo de Jesus de Nazaré o filho de Maria; no Espírito do Cristo, que quer morar nos nossos corações e na pessoa de todos os irmãos de caminhada – sem exclusões ou privilégios; e nos ensina, Pai amado, também, a esperá-Lo em sua volta Gloriosa, no fim dos tempos. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.