meu dia em oração
Anunciação do Senhor: Alegre-se, cheia de graça!
O Salmo de hoje fala da transformação radical no culto trazida por Jesus Cristo: Nem sacrifício, nem holocaustos e nem mesmo as ofertas agradam ao Senhor. O caminho foi vivido e ensinado por Jesus de Nazaré: «Aqui estou, Pai amado, para fazer a tua vontade».
1ª Leitura
O Senhor falou de novo a Acaz, dizendo: «Pede para você um sinal ao Senhor seu Deus, nas profundezas da mansão dos mortos ou na sublimidade das alturas». Acaz respondeu: «Não vou pedir! Não vou tentar ao Senhor!» Disse-lhe o Senhor: «Escute, herdeiro de Davi, será que não basta a vocês cansarem a paciência dos homens? Precisam cansar também a paciência do próprio Deus? Pois saibam que o Senhor lhes dará um sinal: A jovem concebeu e dará à luz um filho, e o chamará pelo nome de Emanuel. Façam planos à vontade, que fracassarão; façam ameaças: elas não se cumprirão, porque Deus está conosco. (Is 7,10-14;8,10)
Salmo ou Hino
Não queres sacrifício, nem oferta, mas abriste os meus ouvidos. Tu não pedes holocausto pelo pecado. Então eu digo: «Aqui estou para fazer a tua vontade». Meu Deus, eu quero ter a tua lei dentro de minhas entranhas. Anunciei tua justiça na grande assembleia. Não escondi tua justiça dentro do coração, falei da tua fidelidade e do teu amor diante da grande assembleia. (Sl 40,7-11)
Evangelho do dia
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!» Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. O anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim.» Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. Para Deus nada é impossível.» Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo a deixou. (Lc 1,26-38)
Vivendo a Palavra
Quando a sabedoria da nossa Igreja nos convida a contemplar mais uma vez este texto de Lucas, ela se coloca na função humilde de mãe e não no papel pretensioso de mestra. Sim, pois, é nossa mãe quem nos conduz à simplicidade da casinha de Nazaré para nos tornar mais humildes e decididos a seguir alegremente os passos de Jesus, o Filho de Deus.
Oração Final
Pai Santo, o mundo nos ofusca com o brilho das suas luzes e o ruído da publicidade de objetos que não fazem parte do nosso projeto de felicidade. Dá-nos força, Pai amado, para que o exemplo de simplicidade de Maria – nossa querida Mãe – nos encoraje a seguir o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão em Jesus de Nazaré e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.