meu dia em oração
Amor e fidelidade se encontram, justiça e paz se abraçam
Exílio na Babilônia. A situação exterior cheia de desgraça. O profeta Ezequiel anuncia ao povo a salvação. Deus vai intervir no seu destino e salvá-lo. O Templo será reconstruído. Ao redor vai surgir um povo novo. Dele sairá uma fonte que fecundará o país.
1ª Leitura
Então o homem levou-me para o pórtico oriental. E eu vi a glória do Deus de Israel: ela vinha do oriente. Fazia um barulho de águas torrenciais e a terra refletia a sua glória. A visão que tive era como a visão que eu tinha contemplado, quando vim para a destruição da cidade, e também como a visão que eu tivera às margens do rio Cobar. Então caí com o rosto por terra. A glória do Senhor entrou no Templo pelo pórtico oriental. Então o espírito me arrebatou e levou para o pátio interno: a glória do Senhor enchia o Templo. Enquanto o homem continuava do meu lado, ouvi alguém que falava comigo de dentro do Templo, e me dizia: «Criatura humana, este é o lugar do meu trono e o lugar onde pousam meus pés, onde habitarei para sempre no meio dos israelitas.» (Ez 43,1-7a)
Salmo ou Hino
Vou escutar o que diz o Senhor: «Deus anuncia a paz ao seu povo e aos que se convertem de coração». A salvação está próxima dos que O temem, e a glória habitará em nossa terra. Amor e Fidelidade se encontram, Justiça e Paz se abraçam. A Fidelidade brotará da terra, e a Justiça se inclinará do céu. O Senhor nos dará a chuva e a terra dará fruto. (Sl 85,9-14)
Evangelho do dia
Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: «Os doutores da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, vocês devem fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imitem suas ações, pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam no ombro dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Vejam como eles usam faixas largas na testa e nos braços, e como põem na roupa longas franjas, com trechos da Escritura. Gostam dos lugares de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas; gostam de ser cumprimentados nas praças públicas, e de que as pessoas os chamem mestre. Quanto a vocês, nunca se deixem chamar mestre, pois um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos. Na terra, não chamem a ninguém Pai, pois um só é o Pai de vocês, aquele que está no céu. Não deixem que os outros chamem vocês líderes, pois um só é o Líder de vocês: o Messias. Pelo contrário, o maior de vocês deve ser aquele que serve a vocês. Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.» (Mt 23,1-12)
Vivendo a Palavra
A jeito de Jesus se comunicar nos convida a transformar a janela através da qual a cena do Evangelho pode ser admirada ‘de fora’, em uma porta que nós transpomos e nos colocamos dentro da situação descrita. Então, nós ouvimos o Mestre, vivo, a nos falar com sua simplicidade, transparência e verdade. Uma experiência desafiadora que deve ser sempre buscada…
Oração Final
Pai Santo, escreve para sempre em nossos corações as palavras de Jesus. Que nós as tornemos vivas em nossa existência e, quer através do testemunho silencioso, quer usando palavras sábias, inspiradas e corajosas, nós anunciemos Jesus aos companheiros de peregrinação. Pelo mesmo Cristo, teu Filho que se fez carne em Jesus de Nazaré, nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.