meu dia em oração
Amor e fidelidade se encontram, justiça e paz se abraçam
Lemos hoje o final da profecia de Amós. Depois de denunciar a injustiça social que reinava, o Homem de Deus acena para a chegada dos tempos Messiânicos. Israel se converterá para o Senhor, voltará a construir as cidades que foram destruídas, e nelas irá morar.
1ª Leitura
Nesse dia, vou armar de novo a tenda de Davi que caiu. Vou tapar seus buracos, levantar suas ruínas, até reconstruí-la como era antes, a fim de que possam conquistar o que sobrar de Edom e de todas as nações, sobre as quais o meu nome é invocado – oráculo de Javé, que realiza tudo isso. Dias virão – oráculo de Javé – nos quais aquele que estiver arando vai encontrar-se com quem estiver colhendo, e quem estiver esmagando a uva com quem estiver semeando. As montanhas vão destilar vinho novo, que escorrerá pelas colinas. Farei voltar os exilados do meu povo Israel. Eles voltarão a construir as cidades que foram destruídas, e nelas vão morar. Plantarão vinhedos e beberão seu vinho; formarão pomares e comerão suas frutas. Eu vou plantá-los na sua própria terra e jamais serão novamente arrancados dessa terra, que eu mesmo lhes dei – diz Javé, o Deus de vocês. (Am 9,11-15)
Salmo ou Hino
Vou escutar o que diz o Senhor: «Deus anuncia a paz aos seus fiéis, e os que se convertem de coração». Amor e Fidelidade se encontram, Justiça e Paz se abraçam. A Fidelidade brotará da terra, e a Justiça se inclinará do céu. O Senhor nos dará a chuva, e nossa terra dará o seu fruto. A Justiça caminhará à frente dele, a salvação seguirá os seus passos. (Sl 85, 9.11-14)
Evangelho do dia
Então os discípulos de João se aproximaram de Jesus, e perguntaram: «Nós e os fariseus fazemos jejum. Por que os teus discípulos não fazem jejum?» Jesus respondeu: «Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar de luto, enquanto o noivo está com eles? Mas chegarão dias em que o noivo será tirado do meio deles. Aí então eles vão jejuar. Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa o pano, e o rasgo fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em barris velhos, senão os barris se arrebentam, o vinho se derrama e os barris se perdem. Mas vinho novo se põe em barris novos e assim os dois se conservam.» (Mt 9,14-17)
Vivendo a Palavra
Jejum significa o correto domínio do espírito sobre o corpo. Não se trata de mais um preceito a ser cumprido em datas e com prazos determinados, mas a ordenação permanente dos nossos interesses entre o essencial e o acidental. Seguir Jesus não é “fazer jejum”, mas, esquecidos de nós mesmos, assumir nossa missão de servir ao próximo.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a profunda e exata compreensão do espírito de tua Lei, e coragem para vivê-lo plenamente. Que as imposições humanas não perturbem a nossa vivência única do Amor que nos foi proclamado pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.