meu dia em oração
Ame o seu próximo como a si mesmo
Criatura humana, eu o coloquei como vigia da casa de Israel. Quando você ouvir minha Mensagem, você precisa avisá-los. Para o injusto Eu digo: ‘Injusto, é certo que você vai morrer’. Se você não avisa o injusto para que mude de comportamento, o injusto morrerá por causa de sua própria culpa, mas é a você que Eu pedirei contas do sangue dele. Ao contrário, se você prevenir o injusto para que ele mude de comportamento e ele não mudar, ele morrerá por causa de sua própria culpa, mas você terá salva a sua própria vida». (Ez 33,7-9)
1ª Leitura
Os mandamentos: não cometa adultério, não mate, não roube, não cobice, e todos os outros se resumem neste: «Ame o seu próximo como a si mesmo.» O Amor não pratica o mal contra o próximo, pois o Amor é o pleno cumprimento da Lei. (Rm 13,8-10)
Salmo ou Hino
Venham, exultemos no Senhor. Ele tem nas mãos as profundezas da terra, e é dele o cimo das montanhas. Dele é o mar, pois foi Ele quem o fez, e a terra firme, que suas mãos modelaram. Entrem e se prostrem e se inclinem, porque Ele é o nosso Deus, e nós somos o seu povo. «Não endureçam seus corações como aconteceu em Meriba, como no dia de Massa, no deserto, quando seus antepassados me provocaram e tentaram, mesmo vendo as minhas obras». (Sl 95,1-2.6-9)
Evangelho do dia
aquele dia, Jesus ensinava a seus discípulos: «Se o seu irmão pecar, vá e mostre o erro dele, mas em particular, só entre vocês dois. Se ele der ouvidos, você terá ganho o seu irmão. Se ele não lhe der ouvidos, tome com você mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Caso ele não dê ouvidos, comunique à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele der ouvidos, seja tratado como se fosse um pagão ou um cobrador de impostos. Eu lhes garanto: tudo o que vocês ligarem na terra, será ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra, será desligado no céu. E lhes digo ainda mais: se dois de vocês na terra estiverem de acordo sobre qualquer coisa que queiram pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está no Céu. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu Nome, Eu estou aí no meio deles.» (Mt 18,15-20)
Vivendo a Palavra
Jesus de Nazaré não só legitima a correção entre irmãos como a aconselha e nos ensina seu jeito carinhoso e eficaz de fazê-la. Nosso Mestre nos adverte para os cuidados de que a correção fraterna deve se revestir: ser honesta, justa, discreta, delicada e, sobretudo, visar à conquista do irmão para o Caminho do Reino.
Oração Final
Pai que és misericordioso, dá-nos a consciência de que somos todos irmãos – somos a Igreja de Jesus! – e desde agora desejamos que todos vivamos em teu Reino de Amor. Assim, nossa oração, mesmo feita na solidão da morada interior, torna-se parte do louvor e da gratidão do teu povo. Pelo mesmo Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.