meu dia em oração
Ame o seu inimigo
A leitura do Deuteronômio ensina o caminho para nos tornarmos um povo santo, consagrado ao Senhor, nosso Deus: devemos cumprir seus estatutos, normas e mandamentos, vivendo-os de todo o coração e alma, unidos com os irmãos da Família de Deus – a humanidade.
1ª Leitura
“O Senhor seu Deus ordena hoje que você cumpra esses estatutos e normas. Cuide de colocá-los em prática com todo o seu coração e com toda a sua alma. Hoje você fez o Senhor declarar que ele seria o seu Deus, com a condição de que você andaria nos caminhos dele, observando seus estatutos, mandamentos e normas, dando assim ouvidos à sua voz. E o Senhor hoje fez você declarar que seria o seu povo próprio, conforme ele mesmo lhe prometeu, observando todos os mandamentos. Desse modo, ele tornará você superior, em honra, fama e glória, a todas as nações que ele fez. E você será um povo consagrado ao Senhor seu Deus, conforme ele prometeu”. (Dt 26,16-19)
Salmo ou Hino
Felizes os íntegros em seu caminho, os que andam conforme a vontade do Senhor. Felizes os que guardam os seus testemunhos, procurando-o de todo o coração! Que os meus caminhos sejam firmes, para que eu observe os teus estatutos. Eu te celebrarei de coração reto, aprendendo tuas justas normas. Vou observar teus estatutos, não me abandones nunca. (Sl 119,1-2.4-5.7-8)
Evangelho do dia
Continuou Jesus o seu Sermão na Montanha: “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo, e odeie o seu inimigo!’ Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês! Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu, porque ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos. Pois, se vocês amam somente aqueles que os amam, que recompensa vocês terão? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se vocês cumprimentam somente seus irmãos, o que é que vocês fazem de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu.” (Mt 5,43-48)
Vivendo a Palavra
A Lei de Moisés é aprimorada por Jesus. O Mestre dá o passo seguinte, definitivo, e vive a santidade perfeita: amar o inimigo, orar pelos que nos perseguem. Tudo tão simples, como o Pai faz e ensina, mandando a chuva cair igualmente sobre justos e injustos. As nossas relações com o próximo devem manifestar o Espírito do Pai que mora em nós.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos filhos alegres e agradecidos por teu inefável Amor. Que nós lembremos sempre dos companheiros que puseste ao nosso lado no caminho: eles são também teus filhos e, portanto, nossos irmãos. Por isto, o sentimento que nos une deve ser a fraternidade. Nós te pedimos pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.