meu dia em oração
Ame o Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma
O entusiasmo pela Boa Notícia anunciada por Paulo estava se mostrando passageiro entre os gálatas. O Apóstolo lembra, então, que não existe outro Evangelho, e que é preciso firmeza no seguimento da Verdade, do Caminho e da Vida – a Pessoa de Jesus de Nazaré.
1ª Leitura
Estou admirado de vocês estarem abandonando tão depressa aquele que os chamou por meio da Graça de Cristo, para aceitarem outro evangelho. Na realidade, porém, não existe outro evangelho. Há somente pessoas que estão semeando confusão entre vocês, e querem deturpar o Evangelho de Cristo. Maldito aquele que anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que anunciamos, ainda que sejamos nós mesmos ou algum Anjo do céu. Já dissemos antes e agora repetimos: Maldito seja quem anunciar um evangelho diferente daquele que vocês receberam. Por acaso é aprovação dos homens que estou procurando, ou é aprovação de Deus? Ou estou procurando agradar aos homens? Se estivesse procurando agradar aos homens, eu já não seria servo de Cristo. Irmãos, eu declaro a vocês: o Evangelho por mim anunciado não é invenção humana. E, além disso, não o recebi nem aprendi através de um homem, mas por revelação de Jesus Cristo. (Gl 1,6-12)
Salmo ou Hino
Aleluia! Eu celebro ao Senhor de todo o coração. Sua obra é esplendor e majestade, sua generosidade permanece para sempre. O Senhor é piedade e compaixão. Justiça e Verdade são as obras de suas mãos, seus Preceitos todos merecem confiança. Enviou a Libertação ao seu povo, confirmando sua aliança para sempre. Seu Nome é Santo. Princípio da sabedoria é o temor do Senhor. Todos quantos o praticam têm bom senso. (Sl 111,1-2.5b.7-9.10c)
Evangelho do dia
Naquela hora, um especialista em leis se levantou e, para tentar Jesus, perguntou: «Mestre, o que devo fazer para receber em herança a Vida Eterna?» Jesus lhe disse: «O que é que está escrito na Lei? Como você lê?» Ele então respondeu: «Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com toda a sua mente; e ao seu próximo como a si mesmo.» Jesus lhe disse: «Você respondeu certo. Faça isso, e viverá!» O especialista em leis, querendo se justificar, disse a Jesus: «E quem é o meu próximo?» Jesus respondeu: «Um homem ia descendo de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos de assaltantes, que lhe arrancaram tudo, e o espancaram. Depois foram embora, e o deixaram quase morto. Por acaso um sacerdote estava descendo por aquele caminho; quando viu o homem, passou adiante, pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu, e passou adiante, pelo outro lado. Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu, e teve compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal, e o levou a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata, e as entregou ao dono da pensão, recomendando: ‘Tome conta dele. Quando eu voltar, vou pagar o que ele tiver gasto a mais’.» E Jesus perguntou: «Na sua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?» O especialista em leis respondeu: «Aquele que praticou misericórdia para com ele.» Então Jesus lhe disse: «Vá, e faça a mesma coisa.» (Lc 10,25-37)
Vivendo a Palavra
Não poucas vezes nós encontramos irmãos caídos no nosso caminho. Qual tem sido a nossa atitude? ‘Passar adiante, pelo outro lado…’ ou ‘chegar perto e ter compaixão’? Qual desses caminhos nos conduz à Vida? Qual atalho nos fará o próximo mais próximo de nossos irmãos? A ordem de Jesus é clara: veja o exemplo do bom samaritano e faça a mesma coisa!
Oração Final
Pai amantíssimo, que nos deste o Cristo, o Filho Unigênito que se tornou nosso Irmão em Jesus de Nazaré, faze-nos seus discípulos para que, como Ele, anunciemos com o testemunho da nossa vida e com palavras inspiradas pelo Espírito a tua Misericórdia e o teu Amor de Pai que tem entranhas maternas. Pelo mesmo Jesus Cristo, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.