meu dia em oração
Amado Pai, queremos ser pedras vivas na construção do Reino
Toda a pregação de Oseias está impregnada por sua experiência pessoal: ele amava a esposa, mas ela se prostituiu, entregando-se a amantes. O amor e a fidelidade não correspondidos fizeram-se a força do seu anúncio: a relação entre Deus, sempre fiel, e seu povo, que O traia, preferindo os ídolos mudos.
1ª Leitura
Israel era uma parreira exuberante que produzia uvas com fartura. Quanto mais frutos produzia, mais multiplicava seus altares; quanto mais rico se tornava o país, mais enriqueciam os monumentos pagãos. O coração deles está dividido. Mas, agora, eles vão pagar: o próprio Deus derrubará seus altares e arrasará seus monumentos pagãos. Então eles vão dizer: «Nós não temos um rei, porque não tememos ao Senhor. Mesmo que tivéssemos um rei, o que ele poderia fazer por nós?» Samaria desaparece com seu rei, como graveto arrastado pela água. Serão destruídos os lugares altos da idolatria, o pecado de Israel. Espinhos e mato crescerão sobre seus altares. Então eles gritarão às montanhas: «Cubram-nos»; e às colinas: «Caiam sobre nós». Semeiem conforme a justiça e colham o fruto do amor. Cultivem um campo novo, porque é tempo de procurar ao Senhor, até que Ele venha e faça chover sobre vocês a Justiça. (Os 10,1-3.7-8.12)
Salmo ou Hino
Celebrem ao Senhor, invoquem o seu Nome, anunciem entre os povos as suas façanhas! Descendência de Abraão, seu servo, filhos de Jacó, seu escolhido! O nosso Deus é o Senhor, Ele governa a terra inteira. Ele se lembra para sempre da sua aliança, da Palavra empenhada por mil gerações. «Eu lhe darei a terra de Canaã, como sua parte na herança». E eles se apossaram do trabalho dos povos: para que guardassem os seus Estatutos e observassem as suas Leis. Aleluia! (Sl 105,2-7)
Evangelho do dia
Naquela hora, Jesus chamou seus discípulos e lhes deu poder para expulsar os espíritos maus e para curar qualquer tipo de doença e enfermidade. São estes os nomes dos Doze Apóstolos: primeiro Simão, chamado Pedro, e seu irmão André; Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. Jesus enviou os Doze com estas recomendações: «Não tomem o caminho dos pagãos, e não entrem nas cidades dos samaritanos. Vão primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel. Vão e anunciem: ‘O Reino do Céu está próximo’». (Mt 10,1-7)
Vivendo a Palavra
O anúncio do Reino deve ser feito por discípulos-servidores a caminho do Amor. Jesus dá poderes aos seus mensageiros – não um poder para dominar, mas para libertar os irmãos dos espíritos que dividem e para curar os males que escravizam. Hoje, nós, Igreja de Jesus, temos a mesma missão e somos investidos de iguais poderes.
Oração Final
Pai amado, toma-nos em tuas mãos e nos transforma em pedras vivas para a construção de teu Reino. Faz-nos agradecidos pela Igreja, fundada em Jesus Cristo, edificada pelos apóstolos e todos os discípulos que até hoje assumem a missão formar uma Comunidade fraterna, sinal do teu Amor de Pai que tem entranhas maternas. Pelo mesmo Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão em Jesus de Nazaré e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.