meu dia em oração
Amado Pai, faze-nos conscientes da nossa missão: evangelizar
A profecia é do chamado ‘Terceiro Isaías’ e se dirige ao ‘resto de Israel’ que voltava do cativeiro da Babilônia. O texto, próprio para ser ouvido neste tempo de quaresma e pandemia, quer nos assegurar que Deus vai mudar radicalmente tudo em nós e no nosso meio, e que o mundo será pleno de sua Glória e do seu Amor.
1ª Leitura
Vejam! Eu vou criar um novo Céu e uma nova Terra. As coisas antigas nunca mais serão lembradas, nunca mais voltarão ao pensamento. Por isso fiquem para sempre alegres e contentes, por causa do que vou criar. Farei de Jerusalém uma alegria, e de seu povo um regozijo. Exultarei com Jerusalém e me alegrarei com o meu povo. E nela nunca mais se ouvirá choro ou clamor. Aí não haverá mais crianças que vivam alguns dias apenas, nem velhos que não cheguem a completar seus dias, pois será ainda jovem quem morrer com cem anos, e quem não chegar aos cem anos será tido por amaldiçoado. Construirão casas e nelas habitarão, plantarão vinhas e comerão seus frutos. (Is 65,17-21)
Salmo ou Hino
Eu Te exalto, Senhor, porque não deixaste que os inimigos rissem de mim. Toquem para o Senhor, celebrem sua memória. Sua ira dura um momento, seu favor pela vida inteira. Pela tarde vem o pranto; pela manhã, gritos e alegria. Senhor, escuta-me, tem piedade! Sê meu socorro! Transformaste o meu luto em dança. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Sl 30,2.4-6.11-12a.13b)
Evangelho do dia
Dois dias depois, Jesus foi para a Galileia. Mas o próprio Jesus tinha declarado: «Um Profeta nunca é bem recebido em sua própria terra.» Entretanto, quando ele chegou à Galileia, os galileus O receberam bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém durante a festa. Pois eles também tinham ido à festa. Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado a água em vinho. Ora, em Cafarnaum havia um funcionário do rei que tinha um filho doente. Ele ouviu dizer que Jesus tinha ido da Judeia para a Galileia. Saiu ao encontro de Jesus e lhe pediu que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. Jesus disse-lhe: «Se vocês não veem sinais e prodígios, vocês não acreditam.» O funcionário do rei disse: «Senhor, desce, antes que meu filho morra!» Jesus disse-lhe: «Pode ir, seu filho está vivo.» O homem acreditou na Palavra de Jesus e foi embora. Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro e disseram: «Seu filho está vivo.» O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: «A febre desapareceu ontem pela primeira hora da tarde.» O pai percebeu que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: «Seu filho está vivo.» Então ele acreditou, juntamente com toda a sua família. Esse foi o segundo sinal de Jesus. Foi realizado quando Ele voltou da Judeia para a Galileia. (Jo 4,43-54)
Vivendo a Palavra
O Evangelho proclamado apresenta Jesus anunciando, com sinais, a chegada do Reino do Pai. Ele começava a concretizar o Tempo Messiânico, profetizado por Isaías. Desde então, vivemos esse Tempo de Graça. A realização entre nós do Reino de Deus foi deixada pelo Mestre da Galileia como missão para a sua Igreja. Hoje, a tarefa é nossa.
Oração Final
ai querido, que és nosso Rochedo e Fonte de Esperança, nós sabemos que curar e ser presença de Paz e Esperança para todos neste mundo é a nossa tarefa, legada pelo Cristo, o Unigênito que nos enviaste. Dá-nos consciência dessa Missão, muito amado Pai, coragem e força para vivê-la plenamente. Nós pedimos pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.