meu dia em oração
Amado Pai, dá-nos força para perseverar nas nossas promessas
Elias encontrou o Senhor na brisa mansa. Ele não estava no furacão, nem no terremoto, nem no fogo. Deus se manifesta a cada um de nós de maneira pessoal. Nós devemos procurar a nossa sintonia própria para ouvir a Voz do Pai misericordioso. Ele nos fala no silêncio mais profundo da nossa consciência.
1ª Leitura
Elias entrou na gruta da montanha, e aí passou a noite. O Senhor lhe disse: «Saia e fique no alto da montanha, diante do Senhor, pois o Senhor vai passar». Então aconteceu um furacão que de tão violento rachava as montanhas e quebrava as rochas diante do Senhor. No entanto, o Senhor não estava no furacão. Depois do furacão, houve um terremoto. O Senhor porém não estava no terremoto. Depois do terremoto, apareceu fogo, e o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo, ouviu-se uma brisa suave. Ouvindo-a, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e ficou na entrada da gruta. Ouviu, então, uma Voz que lhe dizia: «O que é que você está fazendo aqui, Elias?» E Elias respondeu: «O zelo do Senhor dos exércitos me consome, porque os israelitas abandonaram tua aliança, derrubaram teus altares e mataram teus profetas a fio de espada. Sobrei somente eu, e eles querem me matar também». O Senhor disse a Elias: «Pegue o caminho de volta, em direção ao deserto de Damasco. Unja Hazael como rei de Aram, e Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel. Unja também Eliseu, filho de Safat, como profeta em seu lugar. (1Rs 19,9a.11-16)
Salmo ou Hino
O Senhor é minha Luz e Salvação: de quem terei medo? Quando os malfeitores avançam contra mim para devorar minha carne, são eles, meus adversários e inimigos, que tropeçam e caem. Uma coisa peço ao Senhor, e só essa procuro: é habitar na Casa do Senhor todos os dias de minha vida, para gozar a doçura do Senhor e contemplar o seu Templo. Na Tenda do Senhor vou oferecer sacrifícios de aclamação. Espere no Senhor, seja firme! Fortaleça seu coração, e confie no Senhor! (Sl 27,7-9.13-14)
Evangelho do dia
Jesus continuou ensinando o seu ‘Sermão da Montanha’: «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não cometa adultério’. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que olha para uma mulher e deseja possuí-la, já cometeu adultério com ela no coração. Se o olho direito leva você a pecar, arranque-o e o jogue fora! É melhor perder um membro, do que o seu corpo todo ser jogado no inferno. Se a mão direita leva você a pecar, corte-a e a jogue fora! É melhor perder um membro do que o seu corpo todo ir para o inferno. Também foi dito: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada, comete adultério.» (Mt 5,27-32)
Vivendo a Palavra
Adulterar – o leite, por exemplo – é misturar outra coisa de menor valor e pureza com o leite natural, para aumentar seu volume, na ânsia de obter lucro fácil. Jesus lembra aqui, que o casamento, vivido no Amor (que significa: ‘em Deus’), não pode ser adulterado com relações ilusórias e espúrias. Esse ‘casamento’ pode ser um matrimônio, mas também: uma vocação, uma promessa, ou uma consagração…
Oração Final
Pai amado, dá-nos força para viver em plenitude os nossos votos jurados em tua Presença. Que as relações que prometemos assumir não sejam adulteradas por impulsos passageiros ou pela busca insensata dos prazeres, do poder ou das riquezas enganosos deste mundo. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.