meu dia em oração
Pai, conduze-nos pelos prados verdejantes do teu Reino de Amor
Senaquerib, rei da Assíria, vinha devastando todos os povos no seu caminho. Chegara às portas de Jerusalém e a ameaçava. Isaías profetiza, então, que o Senhor viria em defesa da cidade. O improvável acontece: Senaquerib desiste do ataque; levanta o acampamento e volta para Nínive.
1ª Leitura
Senaquerib mandou outros mensageiros a Ezequias, comunicando: «Falem assim a Ezequias, rei de Judá: Que o Deus em que você confia não o engane, dizendo que Jerusalém não cairá em poder do rei da Assíria. Você mesmo ouviu dizer o que os reis da Assíria fizeram a todas as nações, destruindo-as totalmente. Como você poderia escapar? Ezequias pegou a carta dos mensageiros e a leu. Depois subiu ao Templo, abriu a carta diante do Senhor, e rezou: «Senhor, Deus de Israel, que Te assentas sobre os querubins, Tu és o único Deus de todos os reinos do mundo. Tu fizeste o céu e a terra. Inclina teu ouvido, Senhor, e escuta! Abre teus olhos, Senhor, e olha! Ouve as palavras de Senaquerib, que mandou mensageiros para insultar o Deus vivo! É verdade, Senhor: os reis da Assíria devastaram todos os países e seus territórios. Queimaram todos os seus deuses, mas eles eram obras de mãos humanas. São madeira e pedra, e por isso eles os destruíram. Agora, Senhor nosso Deus, salva-nos da mão deles, para que todos os reinos do mundo saibam que só Tu, Senhor, és Deus». Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: «Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Escutei o que você me pediu a respeito de Senaquerib, rei da Assíria. Eis o oráculo que o Senhor pronuncia contra ele: A virgem capital de Sião despreza e caçoa de você. A cidade de Jerusalém balança a cabeça atrás de você. Porque de Jerusalém sairá um resto, e do monte Sião, os sobreviventes. O zelo do Senhor dos exércitos fará tudo isso. Nessa mesma noite, o anjo do Senhor saiu e feriu cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Senaquerib, rei da Assíria, levantou o acampamento e partiu. Voltou para Nínive e aí ficou. (2Rs 19,9b-11.14-21.31-35a.36)
Salmo ou Hino
O Senhor é grande e muito louvável na Cidade do nosso Deus. Seu Monte Santo, belo em altura, alegria de toda a terra: o Monte Sião, vértice do céu, Cidade do grande Rei. Entre seus palácios, Deus se mostrou como fortaleza. Deus a estabeleceu para sempre! Ó Deus, nós meditamos o teu Amor no meio do teu Templo. Como o teu Nome, ó Deus, também o teu louvor atinge os limites da terra. Tua direita está cheia de justiça. (Sl 48,2-4.9d.10-11)
Evangelho do dia
Jesus prossegue o seu Sermão na Montanha: «Não deem aos cães o que é santo, nem atirem pérolas aos porcos; eles poderiam pisá-las com os pés e, virando-se, despedaçar vocês. Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas. Entrem pela porta estreita, porque é larga a porta e espaçoso o caminho que levam para a perdição, e são muitos os que entram por ela! Como é estreita a porta e apertado o caminho que levam para a vida, e são poucos os que a encontram!» (Mt 7,6.12-14)
Vivendo a Palavra
Entrar pela porta estreita é mergulhar confiante e agradecido na realidade da vida – com os seus momentos inevitáveis de dor, de solidão, de surpresas inexplicáveis e até de morte – fazendo-nos UM com essa realidade, conscientes de que é através desses acontecimentos inevitáveis que nós iremos além deles, como a alvorada só virá depois de vivermos e vencermos a noite escura.
Oração Final
Pai misericordioso, sê para nós a Estrela do Caminho. Conduze-nos pelos prados verdejantes do teu Reino de Amor que, sabemos por teu Filho, já está dentro de nós. Faze-nos, amado Pai, amigos fraternos dos companheiros que nos deste nesta vida. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.