meu dia em oração
Amado Pai, aumenta a minha fé
Na carta a Tito, o apóstolo Paulo traça o perfil daqueles que devem cuidar das comunidades. Entre as virtudes, não constam profundos conhecimentos teológicos, riqueza, nem competência administrativa. Apenas a humilde e corajosa disposição para ser discipulo de Jesus Cristo.
1ª Leitura
Paulo, servo de Deus, apóstolo de Jesus Cristo para levar os escolhidos de Deus à fé e ao conhecimento daquela verdade que conduz à piedade e se fundamenta sobre a esperança da vida eterna. Deus, que não mente, nos prometeu essa vida antes dos tempos eternos, e no tempo certo a manifestou com sua palavra, através da pregação que foi confiada a mim por ordem de Deus, nosso Salvador. A você, Tito, meu verdadeiro filho na fé comum, graça e paz da parte de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador. Eu o deixei em Creta para que você cuidasse de organizar o que ainda restava para fazer, e para que nomeasse em cada cidade os presbíteros das igrejas, conforme as instruções que lhe deixei: o candidato deve ser irrepreensível, esposo de uma única mulher, e seus filhos devem ter fé e não ser acusados de maus costumes nem de desobediência. De fato, sendo administrador de Deus, o dirigente deve ser irrepreensível, não arrogante, nem beberrão ou violento, nem ávido de lucro desonesto. Pelo contrário, deve ser hospitaleiro, bondoso, ponderado, justo, piedoso, disciplinado, e de tal modo fiel à fé verdadeira, conforme o ensinamento transmitido, que seja capaz de aconselhar segundo a sã doutrina e também de refutar quando a contradizem. (Tt 1,1-9)
Salmo ou Hino
Ao Senhor pertence a terra e os que nela habitam. Ele próprio fundou-a sobre os mares. Quem pode subir à montanha do Senhor? Quem pode estar no seu lugar santo? Aquele que tem mãos inocentes e coração puro, que não confia nos ídolos, nem faz juramento para enganar. Esse receberá a bênção do Senhor, e do seu Deus salvador receberá a justiça. (Sl 24,1-6)
Evangelho do dia
Jesus disse a seus discípulos: «É inevitável que aconteçam escândalos, mas, ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. Prestem atenção! Se o seu irmão pecar contra você, chame a atenção dele. Se ele se arrepender, perdoe. Se ele pecar contra você sete vezes num só dia, e sete vezes vier a você, dizendo: ‘Estou arrependido’, você deve perdoá-lo.» Os apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé!» O Senhor respondeu: «Se vocês tivessem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se daí, e plante-se no mar’. E ela obedeceria a vocês.» (Lc 17,1-6)
Vivendo a Palavra
A disposição sem limites para perdoar e o desejo de aumentar a fé – são os temas do Evangelho de hoje. A nossa capacidade de perdoar é o índice que mostra nosso progresso no caminho da fé e a certeza de que estamos dando aos irmãos um testemunho honesto, transparente e livre de escândalos.
Oração Final
Pai Santo, queremos ser testemunhas vivas da chegada de teu Reino em nós e entre nós. Faze-nos fontes de Paz, de Perdão e de Luz para todos os companheiros peregrinos; canais do teu Amor paterno-maternal que nos foi anunciado e trazido pelo Cristo Jesus, teu Filho feito nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.