meu dia em oração
Ajuda-nos, Pai amado, a testemunhar ao mundo o Amor de Cristo
Tiago continua apontando o melhor jeito de seguir Jesus: o controle das emoções; a disposição de ouvir, mais do que falar; e, muito importante: a religião que agrada ao Pai é socorrer os órfãos e as viúvas em suas aflições, e se afastar da corrupção.
1ª Leitura
Vocês já sabem, meus queridos irmãos: cada um seja pronto para ouvir, mas lento para falar, e mais lento para ficar com raiva, porque a raiva do homem não produz a justiça que Deus quer. Por isso, deixem de lado qualquer imundície e sinal de malícia e recebam com docilidade a Palavra que lhes foi plantada no coração e que pode salvá-los. Sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes, iludindo a si mesmos. Quem ouve a Palavra e não a pratica, é como alguém que observa no espelho o rosto que tem desde o nascimento: observa a si mesmo e depois vai embora, esquecendo a própria aparência. Mas, quem se concentra numa lei perfeita, a lei da liberdade, e nela continua firme, não como ouvinte distraído, mas praticando o que ela manda, esse encontrará a felicidade no que faz. Se alguém pensa que é religioso e não sabe controlar a língua, está enganando a si mesmo, e sua religião não vale nada. Religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição, e manter-se livre da corrupção do mundo. (Tg 1,19-27)
Salmo ou Hino
Senhor, quem pode hospedar-se em tua Tenda e habitar teu Monte Santo? Quem age na integridade e pratica a Justiça, fala sinceramente o que pensa, e não usa a língua para caluniar; não prejudica o próximo, não difama seu vizinho; despreza o injusto, honra os que temem ao Senhor, sustenta o que jurou, não empresta dinheiro com juros e não aceita suborno. (Sl 15,1b.2-4b.5)
Evangelho do dia
Naquele dia, eles chegaram a Betsaida. Algumas pessoas levaram um cego e pediram que Jesus tocasse nele. Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, pôs as mãos sobre ele e perguntou: «Você está vendo alguma coisa?» O homem levantou os olhos e disse: «Estou vendo homens; parecem árvores que andam.» Então Jesus pôs de novo as mãos sobre os olhos dele, e ele enxergou claramente. Ficou curado e enxergava todas as coisas com nitidez, mesmo de longe. Jesus mandou o homem ir para casa, dizendo: «Não entre no povoado.» (Mc 8,22-26)
Vivendo a Palavra
Em meio à multidão, Jesus toma o cego pela mão e o separa do grupo para cuidar dele. Estabelece para nós o caminho a ser seguido: o anúncio do Reino do Pai não visa a converter multidões anônimas, mas se dirige pessoalmente a cada um dos nossos irmãos – com carinho e cuidado. É produto artesanal, não uma linha de montagem em série…
Oração Final
Pai Santo, que nós não sejamos movidos por resultados estatísticos, mas nos ocupemos atenta e amorosamente de cada irmão que Tu colocas junto a nós nos caminhos desta vida. Ajuda-nos, Pai querido, a testemunhar ao mundo o Amor do Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.