meu dia em oração
Senhor, ensina-nos a desenvolver nossos dons com humildade
«Andem sempre no caminho que eu lhes ordenar, para que sejam felizes.» O profeta Jeremias anuncia a Lei e lamenta a dureza do coração de seu povo. Diante da promessa de Amor do Senhor, os filhos de Israel respondem com a infidelidade, voltando-Lhe as suas costas.
1ª Leitura
A única coisa que Eu lhes falei e mandei, foi isto: Obedeçam-Me, e Eu serei o Deus de vocês, e vocês serão o meu povo. Andem sempre no caminho que Eu lhes ordenar, para que sejam felizes. Eles, porém, não obedeceram nem deram ouvidos, e continuaram procedendo conforme a obstinação do seu coração perverso. E, ao invés de voltarem o rosto para Mim, voltaram-Me as costas. Desde o dia em que seus antepassados saíram da terra do Egito até hoje, todos os dias, estou mandando para eles, sem cansar, meus servos, os profetas. Mas não obedeceram a eles, nem Me deram ouvidos; ao contrário, endureceram ainda mais a nuca e tornaram-se piores que seus antepassados. Você dirá essas coisas a eles, mas eles não lhe obedecerão; você os convocará, mas eles não responderão. Aí, você lhes dirá: Esta é uma nação que nunca obedeceu ao Senhor seu Deus e nem aceita correção. A fidelidade morreu: foi expulsa da sua boca. (Jr 7,23-28)
Salmo ou Hino
Venham, exultemos no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva. Com louvor entremos em sua presença e vamos aclamá-lo com instrumentos. Entrem, prostrem-se e se inclinem, bendizendo ao Senhor que nos fez. Porque Ele é o nosso Deus, e nós somos o seu povo, o rebanho que Ele conduz.. Oxalá vocês escutem hoje o que Ele diz: «Não endureçam seus corações como aconteceu no deserto, quando seus antepassados me provocaram e tentaram, mesmo vendo as minhas obras». (Sl 95,1-2.6-9)
Evangelho do dia
Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Mas alguns disseram: «É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que Ele expulsa os demônios.» Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo o pensamento deles, Jesus disse: «Todo reino dividido em grupos que lutam entre si, será destruído; e uma casa cairá sobre outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como o seu reino poderá sobreviver? Vocês dizem que é por Belzebu que Eu expulso os demônios. Se é através de Belzebu que Eu expulso os demônios, através de quem os filhos de vocês expulsam os demônios? Por isso, eles mesmos hão de julgar vocês. Mas, se é pelo dedo de Deus que Eu expulso os demônios, então o Reino de Deus chegou para vocês. Quando um homem forte e bem armado guarda a sua casa, os bens dele estão em segurança. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele e o vence, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo, está contra Mim. E quem não recolhe comigo, dispersa.» (Lc 11,14-23)
Vivendo a Palavra
O Evangelho mostra que a unidade é condição primeira e indispensável para a sobrevivência no Reino de Deus. Assim é com a Igreja de Jesus. A nossa diversidade de dons e carismas é uma realidade a ser valorizada e não motivo para divisões. Fomos criados diferentes para nos completarmos e não para nos tornarmos adversários ou competidores.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos tua Luz para convivermos com as diferenças entre irmãos. Ensina-nos a reconhecer nelas a tua presença infinitamente criativa. Ajuda-nos a descobrir os nossos próprios dons, a acolhê-los agradecidos, desenvolvê-los com humildade e exercê-los com gratidão, oferecendo-os para o bem dos irmãos e da comunidade. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.