meu dia em oração
Ainda que eu toque só na roupa d’Ele, ficarei curada
Oseias viveu no reino do Norte, pouco antes da queda diante dos assírios. Havia prosperidade material, mas decadência espiritual. Tempo de idolatria, Israel abandonara o Senhor. O Profeta denuncia o pecado, principalmente usando imagens do amor conjugal.
1ª Leitura
Agora, sou eu que vou seduzi-la, vou levá-la ao deserto e conquistar seu coração. Aí ela vai me responder como nos dias de sua mocidade, como no dia em que saiu da terra do Egito. Nesse dia – oráculo do Senhor – você me chamará «Meu marido» e não mais «Meu ídolo». Eu me casarei com você para sempre, me casarei com você na justiça e no direito, no amor e na ternura. Eu me casarei com você na fidelidade e você conhecerá o Senhor. (Os 2,16.17b-18.21-22)
Salmo ou Hino
Vou te bendizer eternamente. Grande é o Senhor! Ele merece louvor. Uma geração apregoa tuas obras para a outra. Tua fama é esplendor de glória: eu cantarei as tuas maravilhas. Difundirão a lembrança da tua bondade imensa, e a tua justiça. O Senhor é piedade e compaixão, lento para a cólera e cheio de amor. O Senhor é bom, compassivo com as suas obras. (Sl 145,2-9)
Evangelho do dia
Enquanto Jesus dizia essas coisas para eles, um chefe se aproximou, ajoelhou-se diante dele e disse: «Minha filha acaba de morrer; mas vem, põe tua mão sobre ela, e ela viverá.» Jesus levantou-se e o seguiu, junto com seus discípulos. Nesse momento, chegou uma mulher que fazia doze anos vinha sofrendo de hemorragia. Ela foi por trás, e tocou a barra da roupa de Jesus, porque pensava: «Ainda que eu toque só na roupa dele, ficarei curada.» Jesus virou-se, e, ao vê-la, disse: «Coragem, filha! Sua fé curou você.» E, desde esse momento, a mulher ficou curada. Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e uma multidão fazendo barulho. Então disse: «Retirem-se, porque a menina não morreu. Ela está apenas dormindo.» As pessoas começaram a caçoar dele. Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, e tomou a menina pela mão. Então a menina se levantou. E essa notícia espalhou-se por toda aquela região. (Mt 9,18-26)
Vivendo a Palavra
A mulher desejava a cura. Entretanto, seria discreta, pois a doença a envergonhava. Doze anos de hemorragia. Não se exporia publicamente, apenas queria tocar a veste de Mestre. E, mais uma vez, a Fé realiza o milagre. Fé é dom, semente que o Pai deposita em todos e cada um de nós, mas precisa ser cultivada com zelo. Curas e perdão acontecerão naturalmente.
Oração Final
Pai Santo, nós agradecemos pela fé – sementinha que depositaste em nossos corações. Envia, Pai querido, o teu Espírito para inspirar-nos o cuidado que devemos ter no cultivo desta semente e a alegria de sermos testemunhas do teu Amor misericordioso. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.