meu dia em oração
Ai de você, doutor da Lei e fariseu hipócrita!
As leituras do dia apresentam forte contraste: enquanto Paulo elogia o comportamento dos tessalonicenses, Jesus acusa a hipocrisia e a falsidade dos doutores da Lei e fariseus. São dois os caminhos. Por qual deles nós estamos conduzindo nossa vida?
Salmo ou Hino
Aleluia! Cantem para o Senhor um cântico novo! Cantem seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel com o seu Criador, festejem o seu Rei! Louvem o seu nome com danças, toquem para ele cítara e tambor! Sim! Porque o Senhor ama o seu povo, e enfeita os pobres com vitória! Que os fiéis festejem a glória e cantem jubilosos para Deus! Aleluia! (Sl 149,1-6a.9b)
1ª Leitura
Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, que está em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. A vocês, graça e paz. Agradecemos continuamente a Deus por todos vocês, sempre que nos lembramos de vocês em nossas orações. Com efeito, diante de Deus nosso Pai nos lembramos sempre da fé ativa, do amor capaz de sacrifícios e da firme esperança que vocês depositam em nosso Senhor Jesus Cristo. Irmãos amados por Deus, sabemos que vocês foram escolhidos por ele. De fato, o Evangelho que pregamos não foi apresentado somente com palavras, mas com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. Vocês sabem o que fizemos entre vocês, para o bem de vocês mesmos. Partindo de vocês, a Palavra do Senhor se propagou, não apenas pela Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se espalhou a fé que vocês têm em Deus, de modo que sobre isso nada precisamos dizer. Eles mesmos falam da acolhida que tivemos entre vocês, e de como vocês se converteram, deixando os ídolos e voltando-se para Deus, a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro. Falam também de como vocês esperam que Jesus venha do céu, o Filho de Deus, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos. É ele que nos liberta da ira futura. (1Ts 1,1-5.8b-10)
Evangelho do dia
«Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês fecham o Reino do Céu para os homens. Nem vocês entram, nem deixam entrar aqueles que desejam. Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês exploram as viúvas, e roubam suas casas e, para disfarçar, fazem longas orações! Por isso,
vocês vão receber uma condenação mais severa. Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês percorrem o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguem, o tornam merecedor do inferno duas vezes mais do que vocês. Ai de vocês, guias cegos! Vocês dizem: ‘Se alguém jura pelo Templo, não fica obrigado, mas se alguém jura pelo ouro do Templo, fica obrigado’. Irresponsáveis e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? Vocês dizem também: ‘Se alguém jura pelo altar, não fica obrigado, mas se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado’. Cegos! O que vale mais: a oferta ou o altar que santifica a oferta? De fato, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.» (Mt 23,13-22)
Vivendo a Palavra
O enérgico recado de Jesus era, no seu tempo, dirigido aos escribas e fariseus. Mas o mesmo recado continua válido e atual. Que nomes nós poríamos hoje no lugar de escribas ou de fariseus? Talvez – e infelizmente – os nossos próprios nomes… esta é a ocasião oportuna para examinar a consciência de Cristãos e buscarmos a nossa conversão.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos o dom da transparência: que a nossa vida seja coerente com a fé que professamos e nossa palavra expresse vida e não apenas teologias… Mantém-nos prontos para o serviço generoso, abertos ao diálogo, preparados para anunciar o Teu Reino de Amor e testemunhar a fraternidade. Pelo Cristo Jesus, Teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.