meu dia em oração
Aclame a Deus, ó terra inteira! Povos, bendigam o nosso Deus
<Introdução>
O Livro dos Atos narra o anúncio de Jesus Cristo feito por Filipe ao ministro da rainha da Etiópia e, logo depois, o seu batismo. Uma tradição revela que, anos mais tarde, o apóstolo Mateus, perseguido na Palestina e Arábia, chegava à Etiópia, onde foi acolhido por esse mesmo discípulo convertido, que vivia ali. Naquela terra o Apóstolo foi martirizado.
1ª Leitura
Um Anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: «Prepare-se e vá para o sul, pelo caminho que desce de Jerusalém para Gaza; é o caminho que se acha no deserto.» Filipe levantou-se e foi. Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia. Ele era administrador geral do tesouro dela. Tinha ido a Jerusalém em peregrinação, e estava voltando para casa. Ia sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías. Então o Espírito disse a Filipe: «Aproxime-se desse carro e o acompanhe.» Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías, e perguntou: «Você entende o que está lendo?» O eunuco respondeu: «Como posso entender, se ninguém me explica?» Então convidou Filipe a subir e a se sentar junto a ele. A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: «Ele foi levado como ovelha ao matadouro. E como um cordeiro perante o seu tosquiador, Ele ficava mudo e não abria a boca. Eles O humilharam e Lhe negaram a Justiça. Quem poderá contar seus seguidores? Porque eles o arrancaram da terra dos vivos.» Então o eunuco disse a Filipe: «Por favor me explique: de quem o Profeta está dizendo isso? Ele fala de si mesmo, ou se refere a outra pessoa?» Então Filipe foi explicando. E, tomando essa passagem da Escritura como ponto de partida, anunciou Jesus ao eunuco. Continuando o caminho, chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse a Filipe: «Aqui existe água. O que impede que eu seja batizado?» Filipe lhe disse: «É possível, se você acredita de todo o coração.» O eunuco respondeu: «Eu acredito que Jesus Cristo é o Filho de Deus!» Então o eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram junto às águas, e Filipe batizou o eunuco. Quando saíram da água, o Espírito arrebatou Filipe, e o eunuco não o viu mais. Então prosseguiu sua viagem, cheio de Alegria. E Filipe foi parar em Azoto; e, passando adiante, evangelizava todas as cidades, até chegar a Cesareia. (At 8,26-40)
Salmo ou Hino
Aclame a Deus, ó terra inteira! Povos, bendigam o nosso Deus. É Ele quem nos mantém vivos, e não deixa nossos pés tropeçarem. Vocês todos que temem a Deus, venham escutar. Eu lhes contarei o que Ele fez. Minha boca gritou para Deus, e minha língua O exaltou. Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha súplica, nem retirou de mim o seu Amor. (Sl 66,1.8-9.16-17.20)
Evangelho do dia
O precioso ensinamento de Jesus às multidões continuou assim: «Ninguém pode vir a Mim se o Pai que Me enviou não o atrai, e Eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: ‘Todos os homens serão instruídos por Deus’. Todo aquele que escuta o Pai e recebe sua instrução, vem a Mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. O único que viu o Pai é Aquele que vem de Deus. Eu garanto a vocês: quem acredita, possui a Vida Eterna. Eu Sou o Pão da Vida. Os pais de vocês comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o Pão que desceu do Céu: quem comer dele nunca morrerá.» E Jesus continuou: «Eu Sou o Pão Vivo que desceu do céu. Quem come deste Pão viverá para sempre. E o Pão que Eu vou dar é a minha própria Carne, para que o mundo tenha a Vida.» (Jo 6,44-51)
Vivendo a Palavra
A certeza da nossa ressurreição não nos vem por méritos pessoais, mas pela misericórdia do Pai – inteiramente gratuita e imerecida! Acolhamos com alegria e gratidão, e anunciemos aos irmãos, a Boa Notícia trazida pelo Cristo Jesus: o Reino de Deus está bem perto – Ele já mora em nós – embora precise ainda ser conquistado. Convertamo-nos ao Caminho de Jesus!
Oração Final
Pai nosso, que desejamos honrar e amar, o vento bom que vem do nosso futuro de Paz junto a Ti mantém nossa Esperança. A certeza da Libertação justifica a Alegria e a Gratidão sentidas enquanto caminhamos nesta terra abençoada, desde agora saboreando os sinais do teu Amor Inefável de Pai que tem afeto materno. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.