meu dia em oração
A verdadeira bênção se encontra na fraternidade e no Amor
O texto do Deuteronômio faz parte do testamento de Moisés: diante da Terra Santa, que logo se tornaria sua morada, o Senhor lembra aos filhos de Israel o mesmo que o Bom Pai, através da sua Igreja, nos lembra todos os dias: a felicidade ou a desgraça é uma opção que podemos fazer a cada momento da nossa existência.
1ª Leitura
Veja: hoje Eu estou colocando diante de você a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. Se você obedecer aos mandamentos do Senhor seu Deus, que hoje lhe ordeno, amando ao Senhor seu Deus, andando em seus caminhos e observando os seus mandamentos, estatutos e normas, você viverá e se multiplicará. O Senhor seu Deus o abençoará na terra onde você está entrando para tomar posse dela. Todavia, se o seu coração se desviar e você não obedecer, se você se deixar seduzir, adorar e servir a outros deuses, Eu hoje lhe declaro: é certo que vocês perecerão! Vocês não prolongarão seus dias sobre a terra, onde estão entrando ao atravessar o Jordão, para dela tomar posse. Hoje Eu tomo o céu e a terra como testemunhas contra vocês: Eu lhe propus a vida ou a morte, a bênção ou a maldição. Escolha, portanto, a vida, para que você e seus descendentes possam viver, amando ao Senhor seu Deus, obedecendo-Lhe e apegando-se a Ele, porque Ele é a sua vida e o prolongamento de seus dias. Desse modo você poderá habitar sobre a terra que o Senhor jurou dar a seus antepassados Abraão, Isaac e Jacó». (Dt 30,15-20)
Salmo ou Hino
Feliz o homem que não se assenta na roda dos zombadores. Seu prazer está na lei do Senhor. Ele é como árvore plantada junto d’água corrente: dá fruto, e suas folhas nunca murcham. Tudo o que ele faz é bem sucedido. Não são assim os injustos! Por isso os injustos não ficarão de pé no Julgamento. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos. (Sl 1,1-4.6;40,5a)
Evangelho do dia
Jesus acrescentou: «O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar no terceiro dia.» Depois Jesus disse a todos: «Se alguém quer Me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e Me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por minha causa, esse a salvará. De fato, que adianta um homem ganhar o mundo inteiro, se perde e destrói a si mesmo?» (Lc 9,22-25)
Vivendo a Palavra
O Evangelho afirma que a última palavra será ‘Ressurreição’, mas o caminho passa pela rejeição, a dor e a morte. Nas ocasiões em que eu julgar a minha cruz injustamente pesada, devo pensar em Jesus que, depois de passar pelo mundo fazendo o bem, ainda assim carregou sobre os ombros nossos pecados para abrir-nos o caminho da libertação.
Oração Final
Pai Santo, livra-nos da nossa pretensão de contabilizar virtudes e sofrimentos. Diante do apelo dos prazeres fáceis do mundo, aviva a nossa certeza de que a verdadeira bênção se encontra na fraternidade, na solidariedade e no Amor ao nosso próximo, à natureza e a Ti, amado Pai. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.