meu dia em oração
A Ti, Senhor, elevo a minha alma, mostra-me os teus Caminhos
Desde que o Filho Unigênito de Deus – O Verbo Criador – se fez carne em Jesus de Nazaré, o nosso tempo é sempre advento. É verdade que Deus veio de forma definitiva e assumiu a nossa pequenez humana. Apesar disso, o Filho Ungido é, e eternamente será, Aquele que ainda virá em sua plenitude. Ele continua chegando e será sempre aguardado. Vem, Senhor Jesus!
1ª Leitura
Balaão viu que o Senhor tinha prazer em abençoar Israel. Por isso, não foi em busca de presságios, como antes, mas virou-se para o deserto, levantou os olhos e viu Israel acampado por tribos. Então o Espírito de Deus desceu sobre ele, e ele pronunciou o seu poema: «Oráculo de Balaão, filho de Beor, homem de olhos penetrantes; oráculo de quem ouve as palavras de Deus e conhece a ciência do Altíssimo. Ele vê o que o Todo-poderoso mostra, e entra em êxtase de olhos abertos: Como são belas as suas tendas, Jacó, e suas moradas, Israel! São como vales que se estendem, como jardins às margens de um rio, como árvores perfumadas que o Senhor plantou, como cedros ao longo das águas! A água transborda de seu cântaro, e com a água sua semente se multiplica. Seu rei é mais alto que Agag, e seu reino será celebrado. Eu o vejo, mas não é agora; eu o contemplo, mas não de perto.» (Nm 24,2-7.15-17a)
Salmo ou Hino
A Ti, Senhor, elevo a minha alma. Mostra-me os teus Caminhos, Senhor, ensina-me as tuas Veredas, lembra-Te da tua compaixão e do teu Amor, que existem desde sempre. As veredas do Senhor são Amor e Verdade, para os que guardam sua Aliança e seus Preceitos. O segredo do Senhor se revela para aqueles que O temem, e lhes dá a conhecer a sua Aliança. Que a integridade e retidão me preservem, pois em Ti espero, Senhor! (Sl 25,4-9)
Evangelho do dia
Naquele dia, Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo se aproximaram, e perguntaram: «Com que autoridade fazes tais coisas? Quem foi que Te deu essa autoridade?» Jesus respondeu: «Eu também vou fazer uma pergunta para vocês. Se responderem, Eu direi a vocês com que autoridade faço isso. De onde era o batismo de João? Do Céu ou dos homens?» Mas eles raciocinavam, pensando: «Se respondemos que vinha do Céu, Ele vai dizer: ‘Então, por que vocês não acreditaram em João?’ Se respondemos que vinha dos homens, temos medo da multidão, pois todos consideram João como um Profeta.» Eles então responderam a Jesus: «Não sabemos.» E Jesus disse a eles: «Pois Eu também não vou dizer a vocês com que autoridade faço essas coisas.» (Mt 21.23-27)
Vivendo a Palavra
No contexto do Evangelho, Jesus acabara de expulsar os mercadores da Casa do Pai. É bom atentar aos diferentes sentidos que o Mestre deu à palavra ‘Templo’: tanto podia ser a bela e imponente construção de pedras, edificada sobre a colina de Sião, em Jerusalém, quanto o seu próprio Corpo, que Ele bem sabia, nunca teria morada permanente no reino da morte. Também hoje, existem Templos de pedra e templos vivos… que somos nós, os humanos. Tanto uns quanto os outros são sagrados!
Oração Final
Pai amado, venha a nós a tua Compaixão! Livra-nos da tentação de julgar as pessoas ou pesquisar suas origens e títulos para rotulá-las e acreditar nelas, ou não; para leva-las a sério, ou desprezá-las. Que vejamos em cada ser humano um filho do teu infinito Amor, morada do Espírito Santo e um amável irmão, o nosso próximo. Por Jesus, o Cristo teu Filho que também se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.