meu dia em oração
Dia de Finados: Senhor, lembra-te de mim conforme o teu Amor
A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá. Aos olhos dos insensatos, eles pareciam ter morrido e o seu fim foi considerado como desgraça. Os insensatos pensavam que a partida dos justos do nosso meio era um aniquilamento, mas agora eles estão na paz. As pessoas pensavam que os justos estavam cumprindo uma pena, mas eles esperavam a imortalidade. Por uma breve pena receberão grandes benefícios, porque Deus os provou e os encontrou dignos dele. Deus os examinou como ouro no crisol, e os aceitou como holocausto perfeito. No dia do julgamento, eles resplandecerão, correndo como fagulhas no meio da palha. Eles governarão as nações, submeterão os povos e o Senhor reinará para sempre sobre eles. Os que nele confiam compreenderão a Verdade e os que lhe são fiéis viverão junto dele no Amor, pois a graça e a misericórdia estão reservadas para os seus escolhidos. (Sb 3,1-9)
1ª Leitura
A esperança não engana, pois o Amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. De fato, quando ainda éramos fracos, Cristo, no momento oportuno, morreu pelos ímpios. Dificilmente se encontra alguém disposto a morrer em favor de um justo; talvez haja alguém que tenha coragem de morrer por um homem de bem. Mas Deus demonstra seu Amor para conosco porque Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores. Assim, tornados justos pelo sangue de Cristo, com maior razão seremos salvos por meio dele. Se quando éramos inimigos fomos reconciliados com Deus por meio da morte do seu Filho, muito mais agora, já reconciliados, seremos salvos por sua vida. E não só isso, também nos gloriamos em Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual obtivemos agora a reconciliação. (Rm 5,5-11)
Salmo ou Hino
A Ti, Senhor, elevo a minha alma. Senhor, lembra-Te da tua compaixão e do teu Amor, que existem desde sempre. Não Te lembres de meus desvios, nem dos pecados da minha juventude. Lembra-Te de mim, conforme o teu Amor, por causa da tua bondade. Alivia as angústias do meu coração, tira-me das minhas aflições. Olha a minha fadiga e miséria e perdoa os meus pecados. Que a integridade e retidão me preservem, pois em Ti espero, Senhor! (Sl 25,1.6-7.17-18.21-23)
Evangelho do dia
Quando Jesus chegou, já fazia quatro dias que Lázaro estava no túmulo. Betânia ficava perto de Jerusalém; uns três quilômetros apenas. Muitos judeus tinham ido à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi ao encontro dele. Maria, porém, ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: «Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas ainda agora eu sei: tudo o que pedires a Deus, Ele te dará.» Jesus disse: «Seu irmão vai ressuscitar.» Marta disse: «Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia.» Jesus disse: «Eu Sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em Mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e acredita em Mim, não morrerá para sempre. Você acredita nisso?» Ela respondeu: «Sim, Senhor. Eu acredito que Tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir a este mundo.» (Jo 11,17-27)
Vivendo a Palavra
O belo e sugestivo diálogo entre Marta e Jesus que acabamos de ler no Evangelho de João, nos ensina que morte e ressurreição são duas faces da mesma moeda. Em nossas celebrações de hoje, os nossos irmãos finados não devem ser lembrados como mortos, mas como ressuscitados e em Paz. Esta é a nossa Esperança, pois, em Jesus, recebemos todos o Espírito de Filhos, e filhos muito amados!
Oração Final
Pai Santo, o que nos encanta na fé é saber que participamos de um processo que transcende os limites humanos. Seguindo Jesus, nós somos peregrinos, de volta à Casa Paterna. Trazemos conosco a certeza da Tua presença em nós nesta caminhada e, ao final dela, já pressentimos, cheios de gratidão, o Teu abraço terno e carinhoso. Pelo mesmo Jesus, o Cristo, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.