meu dia em oração
A sabedoria que vem do alto é cheia de misericórdia
Vamos armar ciladas para o justo, porque ele nos incomoda e se opõe às nossas ações. O justo reprova as transgressões que cometemos contra a Lei e nos acusa de faltas contra a educação que recebemos. Vejamos se é verdadeiro o que ele diz, e comprovemos o que lhe vai acontecer no fim. Se o justo é filho de Deus, Deus cuidará dele e o livrará da mão dos seus adversários. Vamos prova-lo com insultos e torturas, para verificar a sua serenidade e examinar a sua resistência. Vamos condená-lo a sofrer morte vergonhosa, porque ele mesmo diz que não lhe faltará socorro». (Sb 2,12.17-20)
1ª Leitura
De fato, onde há ciúme e espírito de rivalidade, existe também desordem e todo tipo de ações más. Ao contrário, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, pacífica, humilde, compreensiva, cheia de misericórdia e bons frutos, sem discriminações e sem hipocrisia. Na verdade, um fruto de justiça é semeado na paz para aqueles que trabalham pela paz. De onde surgem os conflitos e competições que existem entre vocês? Não vêm exatamente dos prazeres que guerreiam nos seus membros? Vocês cobiçam, e não possuem; então matam. Vocês têm inveja, e não conseguem nada; então lutam e fazem guerra. Vocês não recebem, porque não pedem; e vocês pedem, mas não recebem, porque pedem mal, com intenção de gastarem em seus prazeres. (Tg 3,16-4,3)
Salmo ou Hino
Salva-me, ó Deus! Pelo teu poder, faze justiça para mim! Ouve, ó Deus! Os soberbos se levantam contra mim, e os violentos perseguem a minha vida: eles não colocam Deus à sua frente. Porém, Deus é o meu socorro, o Senhor é quem sustenta a minha vida. Eu Te oferecerei um sacrifício espontâneo, e agradecerei o teu nome, porque ele é bom; (Sl 54,3-6.8)
Evangelho do dia
Partindo daí Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde Ele se encontrava, porque estava ensinando a seus discípulos. E lhes dizia: «O Filho do Homem vai ser entregue na mão dos homens, e eles o matarão. Mas, quando estiver morto, depois de três dias Ele ressuscitará.» Os discípulos não compreendiam o que Jesus estava dizendo e tinham medo de fazer perguntas. Quando chegaram à cidade de Cafarnaum e estavam em casa, Jesus perguntou aos discípulos: «Sobre o que vocês estavam discutindo no caminho?» Os discípulos ficaram calados, pois no caminho tinham discutido sobre qual deles era o maior. Então Jesus se sentou, chamou os doze e lhes disse: «Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos.» Depois Jesus pegou uma criança e a colocou no meio deles. Abraçou a criança e disse: «Quem receber em meu nome uma destas crianças, estará recebendo a Mim. E quem Me receber, não estará recebendo a Mim, mas àquele que me enviou.» (Mc 9,30-37)
Vivendo a Palavra
Diante de Jesus, tão humano, os discípulos não compreendiam o anúncio que Ele fazia da própria ressurreição. Era, assim, bem natural que ainda se perguntassem qual deles seria o maior… Mas para nós, Igreja do Ressuscitado, resta a certeza de que o Caminho do Reino é o serviço generoso, a humildade, a misericórdia e a alegria.
Oração Final
Pai Santo, o apóstolo Tiago fala hoje das relações entre os irmãos em tua Igreja. Abre, amado Pai, nosso entendimento para ouvi-lo e vivermos sem discriminações nem hipocrisia, plenos de misericórdia e de justiça. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.