meu dia em oração
A quem segue o bom Caminho, Eu mostrarei a salvação
Saul, o primeiro rei de Israel viveu um período turbulento. O episódio lido hoje refere-se à desobediência dos guerreiros de Israel, que, contrariando a ordem do Senhor, não dizimaram os amalecitas, mas conservaram para si os animais mais valiosos como despojos.
1ª Leitura
Samuel, porém, disse a Saul: «Cale-se! Deixe-me contar a você o que o Senhor me revelou esta noite». Saul respondeu: «Pode falar». Samuel disse: «Embora se considere pequeno, você é o chefe das tribos de Israel, porque o Senhor ungiu você como rei de Israel. Ele enviou você nessa expedição e ordenou: ‘Vá e extermine completamente esses amalecitas pecadores, combatendo-os até acabar com eles’. Por que você não obedeceu ao Senhor? Por que se apoderou dos despojos, fazendo o que o Senhor reprova?» Saul respondeu a Samuel: «Mas eu obedeci ao Senhor! Fiz a expedição para a qual Ele me enviou, trouxe Agag, rei de Amalec, e cumpri a lei do extermínio contra os amalecitas. E se a tropa reteve ovelhas e vacas dos despojos, o melhor daquilo que deveria ser exterminado, foi para sacrificar ao Senhor seu Deus em Guilgal». Samuel, porém, replicou: «O que é que o Senhor prefere? Que lhe ofereçam holocaustos e sacrifícios, ou que obedeçam à sua palavra? Obedecer vale mais do que oferecer sacrifícios. Ser dócil é mais importante do que a gordura de carneiros. A rebelião é um pecado de feitiçaria, e a obstinação é um crime de idolatria. Você rejeita a palavra do Senhor. Por isso, Ele rejeita você como rei». (1Sm 15,16-23)
Salmo ou Hino
Não acuso você pelos seus sacrifícios, porque seus holocaustos estão diante de Mim. Ao injusto, Deus declara: «De que adianta você recitar meus preceitos, se você rejeita as minhas palavras? Eu coloco tudo diante dos seus olhos!» Quem Me oferece um sacrifício de confissão Me glorifica; e a quem segue o bom Caminho, Eu mostrarei a salvação. (Sl 50,8-9.16b-17.21-23)
Evangelho do dia
Os discípulos de João Batista e os fariseus estavam fazendo jejum. Então alguns perguntaram a Jesus: «Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus fazem jejum e os teus discípulos não fazem?» Jesus respondeu: «Vocês acham que os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está presente, os convidados não podem fazer jejum. Mas vão chegar dias em que o noivo será tirado do meio deles. Nesse dia eles vão jejuar. Ninguém põe um remendo de pano novo em roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano e o rasgo fica maior ainda. Ninguém coloca vinho novo em barris velhos; porque o vinho novo arrebenta os barris velhos, e o vinho e os barris se perdem. Por isso, vinho novo deve ser colocado em barris novos.» (Mc 2,18-22)
Vivendo a Palavra
O Reino de Deus é a grande novidade trazida por Jesus. o Mestre adverte que o Novo não cabe nos nossos viciados e estreitos esquemas antigos, a que somos tão apegados… Precisamos ter a ousadia de Abraão e seguir caminhos ainda não trilhados, guiados pelo Espírito. Estaremos, assim, vivendo os sinais do Reino de Deus já aqui na terra.
Oração Final
Pai Santo, não permitas que o comodismo, a preguiça e o medo nos impeçam de seguir os caminhos novos de Jesus de Nazaré. Ensina-nos a fraternidade, a compaixão e a generosidade para construirmos uma comunidade de irmãos que seja sinal do teu Reino de Amor. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.