meu dia em oração
A quem muito foi dado, muito será pedido
Lemos hoje um texto de Isaías, escrito sob o reinado de Acaz, antes do exílio na Babilônia. O Profeta mostra como o Senhor segue de perto o seu povo e explica os fatos da História como intervenções do Senhor em seu favor. Aprendamos com Isaías a fazer essa leitura da vida!
1ª Leitura
Acaz, filho de Joatão, filho de Ozias, era rei de Judá. Rason, rei de Aram, e Facéia, filho de Romelias, rei de Israel, subiram contra Jerusalém para tomá-la de assalto, mas não conseguiram atacá-la, pois o governo de Judá foi avisado de que Aram tinha feito aliança com Efraim. Com isso, o rei e todo o povo ficaram agitados como árvores do bosque agitadas pelo vento. Então Javé disse a Isaías: «Vá ao encontro de Acaz, você e seu filho Sear Jasub. Acaz está no fim do canal do reservatório superior, no caminho que leva ao campo do Pisoeiro. Diga a ele: Tenha cuidado, mas fique calmo! Não tenha medo nem vacile o seu coração por causa desses dois tições fumegantes, isto é, por causa da raiva de Rason de Aram e do filho de Romelias. Pois Aram, Efraim e o filho de Romelias tramaram fazer o mal contra você, dizendo: Vamos atacar Judá, vamos devastá-lo e ocupá-lo, vamos colocar como rei deles o filho de Tabeel. Assim fala o Senhor Javé: Isso não irá em frente, isso não acontecerá. Pois a capital de Aram é Damasco, e o chefe de Damasco é Rason; dentro de cinco ou seis anos, Efraim será arrasado e deixará de ser povo. A capital de Efraim é Samaria, e o chefe de Samaria é o filho de Romelias. Mas, se vocês não acreditam, não se manterão firmes». (Is 7,1-9)
Salmo ou Hino
O Senhor é grande. Seu monte santo, alegria de toda a terra: o monte Sião, cidade do grande rei. Entre seus palácios, Deus se mostrou como fortaleza. Vejam: os reis se aliaram para juntos atacá-la. Ao vê-la, porém, ficaram aterrados e, apavorados, fugiram depressa; Então apossou-se deles um tremor como dores de parto. Conforme ouvimos, assim também vimos! (Sl 48,2-9)
Evangelho do dia
Então Jesus começou a falar contra as cidades onde havia realizado a maior parte de seus milagres, porque elas não tinham se convertido. Ele dizia: «Ai de você, Corazin! Ai de você, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no meio de vocês, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinzas. Pois bem! Eu digo a vocês: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura que vocês. E você, Cafarnaum! Será erguida até o céu? Será jogada é no inferno, isso sim! Porque, se em Sodoma tivessem acontecido os milagres que foram realizados no meio de você, ela existiria até o dia de hoje! Eu lhe digo: no dia do julgamento, Sodoma terá uma sentença menos dura que você!» (Mt 11,20-24)
Vivendo a Palavra
Aprendemos todos que ‘a quem muito foi dado, muito será pedido’. Aqui, o Mestre reforça esta ideia. Não se refere somente àquelas cidades que citou, mas, de modo especial, a nós, hoje, que recebemos dele a Boa Notícia de que o Reino do Pai já está em nós, para ser convivido entre os irmãos. A nossa vida espelha gratidão ao Pai Misericordioso?
Oração Final
Pai Santo, que o teu Reino de Amor, vivido e proclamado por Jesus de Nazaré, não seja para nós apenas uma imagem bonita ou um discurso bem elaborado, mas transforme a nossa vida em permanente e fraterna união com todos os companheiros do Caminho. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.