meu dia em oração
A pedra deixada de lado tornou-se a mais importante
Na leitura de hoje, um conselho memorável de Pedro: «Façam esforço para colocar mais virtude na fé, mais conhecimento na virtude, mais autodomínio no conhecimento, mais perseverança no autodomínio, mais piedade na perseverança, mais fraternidade na piedade e mais amor na fraternidade.»
1ª Leitura
Que haja abundância de graça e paz, mediante o conhecimento de Deus e de Jesus Cristo nosso Senhor. Com seu divino poder, Deus nos concedeu todas as condições necessárias para a vida e a piedade, através do conhecimento de Jesus que nos chamou por sua própria glória e virtude. Por meio delas é que Ele nos deu os bens extraordinários e preciosos que tinham sido prometidos, e com esses vocês se tornassem participantes da natureza divina, depois de escaparem da corrupção que o egoísmo provoca neste mundo. Por isso, façam esforço para colocar mais virtude na fé, mais conhecimento na virtude, mais autodomínio no conhecimento, mais perseverança no autodomínio, mais piedade na perseverança, mais fraternidade na piedade e mais amor na fraternidade. (2Pe 1,2-7)
Salmo ou Hino
Você que habita ao amparo do Altíssimo, e vive à sombra do Onipotente, diga ao Senhor: «Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, eu confio em Ti!» «Eu o livrarei, porque a mim se apegou. Eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu responderei. Na angústia estarei com ele. Eu o livrarei e glorificarei. Vou saciá-lo de longos dias e lhe farei ver a minha salvação». (Sl 91, 1-2.14-16)
Evangelho do dia
Jesus começou a falar para eles em parábolas: «Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fez um tanque para pisar a uva e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha para alguns agricultores, e viajou para o estrangeiro. Na época da colheita, ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da vinha. Mas os agricultores pegaram o empregado, bateram nele, e o mandaram de volta sem nada. Então o dono da vinha mandou mais um empregado. Os agricultores bateram na cabeça dele e o insultaram. Então o dono mandou mais um, e eles o mataram. Trataram da mesma maneira muitos outros, batendo em uns e matando outros. Sobrou para o dono apenas um: seu filho querido. Por último, ele mandou o filho até aos agricultores, pensando: ‘Eles vão respeitar meu filho’. Mas os agricultores comentaram: ‘Esse é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo, e a herança será nossa’. Então agarraram o filho, o mataram, e o jogaram fora da vinha. Que fará o dono da vinha? Ele virá, destruirá os agricultores, e entregará a vinha a outros. Por acaso, vocês não leram na Escritura: ‘A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante; isso foi feito pelo Senhor e é admirável aos nossos olhos’?» Então os chefes dos judeus procuraram prender Jesus. Eles tinham entendido muito bem que Jesus havia contado essa parábola contra eles. Mas ficaram com medo da multidão e, por isso, deixaram Jesus e foram embora. (Mc 12,1-12)
Vivendo a Palavra
Nós somos hoje os arrendatários da vinha do Senhor. O Pai nos emprestou este Planeta-jardim para que desfrutássemos dele, partilhando-o com os irmãos, e coloca perto de nós seus mensageiros – os empobrecidos – para que lhes entreguemos a parte que lhes é devida. Mais do que de generosidade, trata-se de justiça! O que temos feito com esses enviados do Pai?
Oração Final
Pai Santo, não permitas que a ambição e o egoísmo sufoquem nossa consciência de que tudo que somos e que temos é puro dom do teu Amor Misericordioso e se destina à partilha com os peregrinos que caminham conosco de volta ao Lar Paterno, a tua Morada Santa. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.