meu dia em oração
‘A paz esteja nesta casa!’
Lucas era de Antioquia, sírio pela raça e médico por profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu Paulo até o seu martírio. Profundo e cuidadoso pesquisador, sua rica obra, escrita em estilo grego erudito, abrange o terceiro Evangelho e o Livro dos Atos dos Apóstolos.
1ª Leitura
Procure vir logo ao meu encontro, pois Demas me abandonou, preferindo o mundo presente. Ele partiu para Tessalônica; Crescente, para a Galácia; Tito para a Dalmácia. Somente Lucas está comigo. Procure Marcos e traga-o com você, porque ele pode ajudar-me no ministério. Mandei Tíquico para Éfeso. Quando você vier, traga-me o manto que deixei em Trôade, na casa de Carpo. Traga também os livros, principalmente os pergaminhos. Alexandre, o ferreiro, me causou muitos males. O Senhor o recompensará conforme as suas obras. Você também, tome cuidado com ele, pois ele foi muito contrário à nossa pregação. Na minha primeira defesa no tribunal, ninguém ficou ao meu lado; todos me abandonaram. Que Deus não ponha isso na conta deles! Mas o Senhor ficou comigo e me encheu de força, a fim de que eu pudesse anunciar toda a mensagem, e ela chegasse aos ouvidos de todas as nações. (2Tm 4,10-17b)
Salmo ou Hino
Que tuas obras te agradeçam, Senhor e teus fiéis te bendigam. Proclamem a glória do teu Reino e falem das tuas façanhas, para anunciar aos homens a majestade gloriosa do teu Reino. Teu Reino é Reino para os séculos todos, e teu governo para gerações e gerações. Ele está perto de todos aqueles que O invocam, de todos os que O invocam sinceramente. (Sl 145,10-13b.17-18)
Evangelho do dia
O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos, e os enviou dois a dois, na sua frente, para toda cidade e lugar aonde Ele próprio devia ir. E lhes dizia: «A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita. Vão! Estou enviando vocês como cordeiros para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não parem no caminho, para cumprimentar ninguém. Em qualquer casa onde entrarem, digam primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se aí morar alguém de paz, a paz de vocês irá repousar sobre ele; se não, ela voltará para vocês. Permaneçam nessa mesma casa, comam e bebam do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem passando de casa em casa. Quando entrarem numa cidade, e forem bem recebidos, comam o que servirem a vocês, curem os doentes que nela houver. E digam ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês!’» (Lc 10,1-9)
Vivendo a Palavra
O Pai nos escolhe hoje como discípulos e nos envia para trabalhar na sua messe. Mas os operários continuam poucos. As recomendações são as mesmas: cuidado com os lobos vorazes; não levemos bolsas, nem sacolas, nem dinheiro, mas estejamos encharcados da Paz de Cristo – para levá-la aos irmãos, oferecendo-lhes de graça o que de graça recebemos.
Oração Final
Pai Santo, que nós saibamos acolher agradecidos os dons que recebemos de tua Graça. Faze de nós sinais de tua Presença e fontes perenes de Paz e de Luz! Que o Amor preencha os recantos interiores do nosso ser e, extravasando, inunde os ambientes onde nos encontrarmos. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.