meu dia em oração
A Palavra se fez Homem e habitou entre nós
As leituras do dia mesclam a ‘última hora’ com o ‘princípio’. Estamos no Tempo de Deus – a Eternidade –, libertos das limitações das distâncias geográficas e do calendário. Agradeçamos ao Senhor pelo ano que hoje termina (o tempo flui…) e entreguemos em suas mãos paternais e misericordiosas o nosso passado, o presente e o futuro: toda a nossa Vida!
1ª Leitura
Filhinhos, já chegou a última hora. Vocês não ouviram dizer que o Anticristo devia chegar? Pois vejam quantos anticristos já vieram! Daí reconhecemos que a última hora já chegou. Esses anticristos saíram do meio de nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas era preciso que ficasse claro que nem todos eram dos nossos. Vocês, porém, receberam a unção que vem do Santo, de modo que todos vocês possuem a Sabedoria. Eu lhes escrevi, não porque vocês ignoram a Verdade, mas porque a conhecem e sabem que da Verdade não saem mentiras. (1Jo 2,18-21)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo! Terra inteira, cante para o Senhor! Proclamem sua vitória. Que o céu se alegre e a terra exulte, estronde o mar, e tudo o que ele contém. Que o campo festeje e as árvores da selva gritem de alegria diante do Senhor, pois Ele vem. Ele vem para governar a terra: governará o mundo com justiça, e as nações com fidelidade. (Sl 96,1-2.11-13)
Evangelho do dia
No princípio a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. No começo Ela estava voltada para Deus. Tudo foi feito por meio dela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem Ela. Nela estava a vida, e a vida era a Luz dos homens. Essa Luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram apagá-la. Apareceu um homem enviado por Deus, que se chamava João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da Luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a Luz, mas apenas a testemunha da Luz. A Luz verdadeira, aquela que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo. A Palavra estava no mundo, o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não A conheceu. Ela veio para a sua casa, mas os seus não A receberam. Ela, porém, deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que A receberam, isto é, àqueles que acreditam no seu Nome. Estes não nasceram do sangue, nem do impulso da carne, nem do desejo do homem, mas nasceram de Deus. E a Palavra se fez Homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade. João dava testemunho dele, proclamando: «Este é Aquele, a respeito de quem eu falei: Aquele Homem que vem depois de mim passou na minha frente, porque existia antes de mim.» Porque da sua plenitude todos nós recebemos um Amor que corresponde ao seu Amor. Porque a Lei foi dada por Moisés, mas o Amor e a Fidelidade vieram através de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; quem nos revelou Deus foi o Filho único, que está junto ao Pai. (Jo 1,1-18)
Vivendo a Palavra
O prólogo do Evangelho de João talvez seja a página mais profunda escrita por um ser humano. Penetrar em suas águas deve constituir o desejo permanente de todos que queremos sentir a Presença Inefável do Cristo entre nós, e seguir os passos de Jesus de Nazaré, o Ungido do Pai que nos trouxe a Boa Notícia do Reino de Amor.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos renovado ardor a cada vez que nos aproximamos do Evangelho, em especial da página que lemos hoje. Que a rotina não nos vença, mas, pelo contraio, o encantamento sempre nos envolva, movendo-nos a viver a fraternidade, que é a realidade mais bonita. Por Jesus, o Cristo, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.