meu dia em oração
A nossa conversão é tarefa que assumimos para toda a vida
Lemos, no início do Primeiro Livro de Samuel, a história de Elcana e suas duas mulheres. Humilhada por Fenema, Ana pediu ao Senhor que a livrasse da esterilidade. Abençoada pelo sacerdote Eli, Ana concebeu o filho Samuel que, como prometera, consagrou ao Senhor.
1ª Leitura
Havia um homem de Ramataim, um sufita da região montanhosa de Efraim, que se chamava Elcana, filho de Jeroam, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Suf. Era um efraimita. Elcana tinha duas mulheres: uma se chamava Ana e a outra Fenena. Fenena tinha filhos; Ana, porém, não tinha nenhum. Todos os anos, Elcana subia de sua cidade para Silo, a fim de adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor dos exércitos. Em Silo, estavam Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli, que eram sacerdotes do Senhor. No dia em que oferecia sacrifícios, Elcana repartia porções para sua mulher Fenena e para todos os filhos e filhas dela. Embora tivesse maior amor por Ana, Elcana lhe dava apenas uma porção, porque o Senhor a tornara estéril. Com humilhações, Fenena irritava Ana, a quem o Senhor tinha deixado estéril. Isso acontecia todos os anos; e sempre que eles subiam ao santuário do Senhor, Fenena ofendia Ana. E Ana começava a chorar e ficava sem comer. Elcana, seu marido, lhe perguntava: «Ana, por que você fica chorando e não come nada? Por que você está triste? Por acaso, eu não sou melhor para você do que dez filhos?» (1Sm 1,1-8)
Salmo ou Hino
Como retribuirei ao Senhor todo o bem que Ele me fez? Erguerei o cálice da salvação, invocando o Nome do Senhor. Cumprirei meus votos, na presença de todo o seu povo! Vou oferecer um sacrifício de louvor, invocando o nome do Senhor. Cumprirei meus votos ao Senhor, na presença de todo seu povo, nos átrios da casa do Senhor, ó Jerusalém! Aleluia! (Sl 116,12-14.17-19)
Evangelho do dia
Depois que João Batista foi preso, Jesus voltou para a Galileia, pregando a Boa Notícia de Deus: «O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia.» Ao passar pela beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e seu irmão André; estavam jogando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse para eles: «Sigam-Me, e Eu farei vocês se tornarem pescadores de homens.» Eles imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus. Caminhando mais um pouco, Jesus viu Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes. Jesus logo os chamou. E eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados e partiram, seguindo a Jesus. (Mc 1,14-20)
Vivendo a Palavra
O chamado de Jesus: ‘Convertam-se e acreditem na Boa Notícia’ é sempre atual e deve ser ouvido por todos nós. De fato, a nossa conversão não é um fato que tem data e lugar definidos, mas uma tarefa que assumimos para toda a vida. Assim foi com os chamados da Galileia, assim deve ser conosco, hoje e sempre.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos coragem para entrar pela porta estreita da conversão e perseverança para levá-la adiante através dos caminhos ásperos da vida, até o derradeiro instante da nossa peregrinação. Que sejamos testemunhas da presença de teu Reino de Amor em nós e no nosso meio, nós te pedimos pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.