meu dia em oração
A lei do Senhor é perfeita, um descanso para a alma
O sacerdote Esdras levou o livro da Lei até a assembleia. Estavam reunidos todos os que tinham uso da razão. Na praça diante da porta das Águas, desde o amanhecer até o meio dia, Esdras leu o livro. Todos seguiam com atenção. Esdras abriu o livro à vista do povo todo, pois estava em lugar mais alto. Bendisse ao Senhor, o grande Deus, e todo o povo respondeu: «Amém! Amém!» Lia o livro da Lei de Deus, dando explicações, para que o povo entendesse a leitura. O governador Neemias, Esdras, e os levitas que instruíam o povo, vendo que as pessoas choravam ao escutar a leitura da Lei, disseram: «Hoje é dia consagrado ao Senhor! Não fiquem tristes e parem de chorar!» Em seguida, Esdras falou: «Vão para casa, façam uma bela refeição, bebam um bom vinho e repartam com os que não têm nada, porque hoje é dia consagrado a nosso Senhor. Ninguém fique triste, pois a alegria do Senhor é a força de vocês». (Ne 8,2-4a.5-6.8-10)
1ª Leitura
De fato, o corpo é um só, mas tem muitos membros; e no entanto, apesar de serem muitos, todos os membros do corpo formam um só corpo. Assim acontece também com Cristo. Pois todos fomos batizados num só Espírito para sermos um só corpo, quer sejamos judeus ou gregos, quer escravos ou livres. E todos bebemos de um só Espírito. O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. Se o pé diz: «Eu não sou mão; logo, não pertenço ao corpo», nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E se o ouvido diz: «Eu não sou olho; logo, não pertenço ao corpo», nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se o corpo inteiro fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde estaria o olfato? Deus é quem dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. Se o conjunto fosse um só membro, onde estaria o corpo? Há, portanto, muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: «Não preciso de você»; e a cabeça não pode dizer aos pés: «Não preciso de vocês.» Os membros do corpo que parecem mais fracos são os mais necessários; e aqueles membros do corpo que parecem menos dignos de honra são os que cercamos de maior honra; e os nossos membros que são menos decentes, nós os tratamos com maior decência; os que são decentes não precisam desses cuidados. Deus dispôs o corpo de modo a conceder maior honra ao que é menos nobre, a fim de que não haja divisão no corpo, mas os membros tenham igual cuidado uns para com os outros. Se um membro sofre, todos os membros participam do seu sofrimento; se um membro é honrado, todos os membros participam de sua alegria. Ora, vocês são o corpo de Cristo e são membros dele, cada um no seu lugar. Aqueles que Deus estabeleceu na Igreja são, em primeiro lugar, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres… A seguir vêm os dons dos milagres, das curas, da assistência, da direção e o dom de falar em línguas. Por acaso, são todos apóstolos? Todos profetas? Todos mestres? Todos realizam milagres? Têm todos o dom de curar? Todos falam línguas? Todos as interpretam? (1Cor 12,12-30)
Salmo ou Hino
A lei do Senhor é perfeita, um descanso para a alma. Os seus preceitos são retos, alegria para o coração. O mandamento de Deus é transparente, luz para os olhos. As decisões dele são verdadeiras e justas igualmente. Que te agradem as palavras da minha boca, e o meditar do meu coração chegue à tua presença, Senhor, minha rocha e redentor! (Sl 19B,8-10.15)
Evangelho do dia
Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se passaram entre nós. Elas começaram do que nos foi transmitido por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra. Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever para você uma narração bem ordenada, excelentíssimo Teófilo. Desse modo, você poderá verificar a solidez dos ensinamentos que recebeu. […] Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. Ele ensinava nas sinagogas, e todos O elogiavam. Jesus foi à cidade de Nazaré, onde Se havia criado. Conforme seu costume, no sábado entrou na sinagoga, e levantou-Se para fazer a leitura. Deram-Lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus encontrou a passagem onde está escrito: «O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque ele Me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-Me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor.» Em seguida Jesus fechou o livro, o entregou na mão do ajudante, e sentou-Se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então Jesus começou a dizer-lhes: «Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabam de ouvir.» (Lc 1,1-4;4,14-21)
Vivendo a Palavra
O texto define o que é evangelizar: é estar ungido pelo Espírito do Senhor; é anunciar a Boa Notícia aos pobres; é restaurar a visão aos cegos, é libertar os presos e os oprimidos e proclamar a chegada do ano da graça. Um retrato que é de Jesus e deve ser modelo para toda a nossa Igreja.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a consciência de que no momento em que iniciamos nosso processo de conversão – que dura a vida toda – nós nos tornamos arautos do Evangelho. Que o Espírito esteja em nós e nos faça testemunhas do teu Amor inefável a todos os teus filhos. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.