meu dia em oração
A Graça e a Paz do Pai e de Jesus estejam com vocês
Paulo inicia a Carta aos Filipenses do jeito carinhoso que deve ser próprio dos seguidores do Caminho: “A Graça e a Paz do Pai e de Jesus estejam com vocês”. Alegria, incentivo, apoio, força: são notas marcantes desta bela Carta, que continua produzindo tantos e tão doces frutos para nossa Igreja.
1ª Leitura
Eu, Paulo, e Timóteo, servos de Jesus Cristo, enviamos esta carta a todos os cristãos que moram na cidade de Filipos, junto com seus dirigentes e diáconos. Que a Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês. Agradeço ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vocês. E sempre, em minhas orações, rezo por todos com alegria, porque vocês cooperaram no anúncio do Evangelho, desde o primeiro dia até agora. Tenho certeza de que Deus, que começou em vocês esse bom trabalho, vai continuá-lo até que seja concluído no dia de Jesus Cristo. É justo que eu pense assim de todos vocês, porque vocês estão no meu coração. De fato, participam comigo da Graça que recebi, seja nas prisões, seja na defesa e confirmação do Evangelho. Deus é testemunha de que eu quero bem a todos vocês com a ternura de Jesus Cristo. Este é o meu pedido: que o Amor de vocês cresça cada vez mais em perspicácia e sensibilidade em todas as coisas. Desse modo, poderão distinguir o que é melhor, e assim chegar íntegros e inocentes ao dia de Cristo. Estarão repletos então dos frutos de justiça obtidos por meio de Jesus Cristo, para a Glória e louvor de Deus. (Fl 1,1-11)
Salmo ou Hino
Aleluia! Eu celebro ao Senhor de todo o coração. Sua obra é esplendor e sua generosidade permanece para sempre. Ele fez maravilhas. Ao seu povo mostrou a força do seu agir, entregando-lhe a Herança das nações. Justiça e Verdade são as obras de suas mãos, seus Preceitos todos merecem confiança. Enviou a libertação ao seu povo, confirmando sua aliança para sempre. Seu Nome é Santo. O princípio da sabedoria é o temor do Senhor. O louvor ao Senhor permanece para sempre. (Sl 111,1-6)
Evangelho do dia
Num dia de sábado aconteceu que Jesus foi comer em casa de um dos chefes dos fariseus, que o observavam. Havia um homem hidrópico diante de Jesus. Tomando a palavra, Jesus falou aos especialistas em leis e aos fariseus: «A Lei permite ou não permite curar em dia de sábado?» Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu. Depois disse a eles: «Se alguém de vocês tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tiraria logo, mesmo em dia de sábado?» E eles não foram capazes de responder a isso. (Lc 14,1-6)
Vivendo a Palavra
O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. Quando Jesus aparentemente transgride a letra da Lei, na verdade Ele sobe a um novo patamar: estabelece o primado do Espírito e anuncia a chegada do Reino de Deus. Para nós, Igreja de Jesus, a ordem é que assumamos a liberdade de filhos de Deus. É vivermos a Lei do Amor.
Oração Final
Pai, que nós desejamos celebrar com toda nossa alma, teu Nome é Santo! Dá-nos a mansidão dos justos e o brilho no olhar dos puros de coração. Livra-nos de julgamentos legalistas, condenações rígidas, e inunda o nosso espírito com a Luz do teu Espírito, que traz perdão, fraternidade, misericórdia, compaixão, alegria e paz. Por Jesus, o Cristo teu Filho e nosso Irmão, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.