meu dia em oração
A fé é semente pequenina, devemos cultivá-la com amor e esperança
Os primeiros capítulos do Livro do Gênesis revelam as origens dos pecados universais da humanidade. Hoje, a fraternidade é rompida pelo ciúme de Caim, que invejava a prosperidade do irmão Abel. Mas, como depois da transgressão dos pais – Adão e Eva –, também para Caim Deus assegura a sua proteção.
1ª Leitura
O homem se uniu a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim. E disse: «Adquiri um homem com a ajuda do Senhor».
Depois ela também deu à luz Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim cultivava o solo. Depois de algum tempo, Caim apresentou produtos do solo como oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, ofereceu os primogênitos e a gordura do seu rebanho. O Senhor gostou de Abel e de sua oferta, e não gostou de Caim e da oferta dele. Caim ficou então enfurecido e andava de cabeça baixa. O Senhor disse a Caim: «Por que você está enfurecido e anda de cabeça baixa? Se você agisse bem, andaria com cabeça erguida; mas, se você não age bem, o pecado está junto à porta, como fera acuada, espreitando você. Por acaso, será que você pode dominá-la?» Caim, entretanto, disse a seu irmão Abel: «Vamos sair». E quando estavam no campo, Caim se lançou contra o seu irmão e o matou. Então o Senhor perguntou a Caim: «Onde está o seu irmão Abel?» Respondeu Caim: «Não sei. Por acaso eu sou o guarda do meu irmão?» O Senhor disse: «O que foi que você Fez? Ouço o sangue do seu irmão clamando da terra para mim. Por isso você é amaldiçoado por essa terra que abriu a boca para receber de suas mãos o sangue do seu irmão. Ainda que você cultive o solo, ele não lhe dará mais o seu produto. Você andará errante e perdido pelo mundo». Caim disse ao Senhor: «Minha culpa é grave e me atormenta. Se hoje me expulsas do solo fértil, terei de esconder-me de Ti, andando errante e perdido pelo mundo; o primeiro que me encontrar, me matará». O Senhor lhe respondeu: «Quem matar Caim será vingado sete vezes». E colocou um sinal sobre Caim, a fim de que ele não fosse morto por quem o encontrasse. Adão se uniu à sua mulher: ela deu então à luz um filho, e lhe deu o nome de Set, dizendo: «Deus me concedeu outro descendente no lugar de Abel, que Caim matou». (Gn 4,1-15.25)
Salmo ou Hino
De Sião, Deus resplandece. À sua frente, vem um fogo devorador. Do alto Ele convoca céu e terra para julgar o seu povo: «Reúnam junto a Mim os meus fiéis, que selaram minha aliança com sacrifício! Ouça, meu povo, Eu vou testemunhar contra você. Não acuso você pelos seus sacrifícios, porque seus holocaustos estão sempre diante de mim. Invoque-Me no dia da angústia: Eu o livrarei, e você Me glorificará. De que adianta você recitar meus preceitos e ter sempre na boca a minha aliança, se você se assenta para falar contra o seu irmão? Se você se comporta assim e Eu devo calar-Me? Você imagina que Eu seja como você? Eu o acuso e coloco tudo diante dos seus olhos!» (Sl 59,1-8.14a.16b-16.20-21)
Evangelho do dia
Foram então os fariseus e começaram a discutir com Jesus. E, para tentá-lo, pediam-lhe um sinal do céu. Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: «Por que essa geração pede um sinal? Eu garanto a vocês: a essa geração não será dado nenhum sinal.» E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem. (Mc 8,11-13)
Vivendo a Palavra
A fé não se prova com milagres, como queriam aqueles fariseus. Ela não é um teorema matemático que se demonstra, mas se parece com uma semente pequenina, como a da mostarda, que o Pai coloca no coração de cada filho e que devemos cultivar com carinho e esperança, regando-a com nossa vida em oração.
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos que a Vida é o maior dom que nos concedes, sinal de teu poder e do profundo amor com que nos criaste. Derrama sobre nós o teu Espírito para que nós proclamemos a tua glória e busquemos o teu Reino de Amor pelos caminhos da Fé. Por Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.