meu dia em oração
A convivência fraterna e o cuidado dos irmãos é compromisso cristão
O segredo da atualidade permanente da mensagem de Paulo é que ele nos fala dos sentimentos humanos, que são a nossa preocupação constante e o adversário de sempre: tendências a serem administradas, paixões a serem vencidas e tentações que só podem ser superadas com oração, jejum e partilha do que somos e temos. Sempre seguindo a Jesus de Nazaré!
1ª Leitura
Aprendam nessa oportunidade a não se sentirem superiores por serem partidários de um contra o outro. Vejamos: em que você é mais do que os outros? O que é que você possui que não tenha recebido? Vocês já estão ricos e satisfeitos e se sentem reis sem nós! Tomara mesmo que se tivessem tornado reis; assim nós também poderíamos reinar com vocês! Pelo que vejo, Deus reservou o último lugar para nós que somos apóstolos, como se estivéssemos condenados à morte, porque nos tornamos espetáculo para o mundo, para os anjos e para os homens! Nós somos loucos por causa de Cristo; e vocês, como são prudentes em Cristo! Nós somos fracos, vocês são fortes! Vocês são bem considerados, nós somos desprezados! Até agora passamos fome, sede, frio e maus tratos; não temos lugar certo para morar; e nos esgotamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos amaldiçoados, e abençoamos; perseguidos, e suportamos; caluniados, e consolamos. Até hoje somos considerados como o lixo do mundo, o esterco do universo. Não escrevo essas coisas para envergonhar vocês, mas para chamá-los à atenção, como se faz com filhos queridos. De fato, ainda que vocês tivessem dez mil pedagogos em Cristo, não teriam muitos pais, porque fui eu quem gerou vocês em Jesus Cristo, através do Evangelho. (1Cor 4,6b-15)
Salmo ou Hino
Eu Te exalto, meu Deus, meu Rei, e bendigo o teu Nome para sempre e eternamente. Tua fama é esplendor de glória: eu cantarei o relato das tuas maravilhas. O Senhor é piedade e compaixão, lento para a cólera e cheio de amor. Teu Reino é Reino para os séculos todos, e teu Governo, para gerações e gerações. O Senhor é justo em seus caminhos e fiel em as suas obras. Ele está perto de todos aqueles que O invocam sinceramente. Minha boca pronuncie o louvor do Senhor, e todo ser vivo bendiga seu Nome Santo, para sempre e eternamente! (Sl 145,17-21)
Evangelho do dia
Num dia de sábado, Jesus estava passando por uns campos de trigo. Os discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. Então alguns fariseus disseram: «Por que vocês estão fazendo o que não é permitido em dia de sábado?» Jesus respondeu: «Então vocês não leram o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou e comeu dos pães oferecidos a Deus, e ainda os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães.» E Jesus acrescentou: «O Filho do Homem é senhor do sábado.» (Lc 6,1-5)
Vivendo a Palavra
Os fariseus apanham Jesus em outra ‘transgressão’ à Lei – Ele permitia que seus seguidores violassem o preceito sabático, arrancando e saboreando espigas de trigo! Seus corações de pedra não haviam sido substituídos por corações de carne, que sejam capazes de compreender que nosso Pai deseja misericórdia e não sacrifícios.
Oração Final
Pai misericordioso, dá-nos Sabedoria para procurar o essencial, jamais colocando o acidental em posição de primazia. Que em nossa vida, sigamos a Jesus de Nazaré na convivência fraterna, sempre atentos e dispostos para cuidar do próximo. Ensina-nos, amado Pai, a discernir, para seguir o Espírito Vivo da Lei, não limitados a cumprir apenas a sua letra morta. Pelo mesmo Jesus, o Cristo teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.