meu dia em oração
A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos
Os filhos de Israel se esquecem do Senhor e vivem como se dependessem dos ídolos mudos dos povos vizinhos, que eles haviam adotado. O trabalho do profeta é trazê-los de volta à aliança feita com os antepassados, sob pena de novos castigos, outros Egitos.
1ª Leitura
Nomearam reis sem o meu consentimento, escolheram príncipes sem eu ficar sabendo; com sua prata e ouro fizeram ídolos para a sua perdição. Eu odeio o seu bezerro, ó Samaria; a minha ira se inflamou contra ele. Até quando vocês serão incapazes de inocência, ó filhos de Israel? Esse bezerro foi fabricado por um escultor; ele não é Deus. O bezerro de Samaria será feito em pedaços. Semeiam ventos, colherão tempestades; talo sem espiga não pode dar farinha e, mesmo se desse, os estrangeiros é que iriam comer. Efraim multiplicou seus altares para pecar; só para pecar lhe serviram. Escrevi muitas leis para ele, mas elas foram consideradas como coisa estranha. Ainda que ofereçam sacrifícios e comam a carne, não agradarão a Javé. Ele se lembrará das culpas deles, castigará os seus pecados e os mandará de volta para o Egito. (Os 8,4-7.11-13)
Salmo ou Hino
O nosso Deus está no céu, e faz tudo o que deseja. Os ídolos deles são prata e ouro, obras de mãos humanas: têm boca e não falam, têm olhos e não veem; têm ouvidos e não ouvem, têm nariz e não cheiram; têm mãos e não tocam, têm pés e não andam, sua garganta não tem voz. Aqueles que os fazem ficam como eles, todos aqueles que neles confiam! (Sl 115,3-10)
Evangelho do dia
Quando já tinham saído os dois cegos, levaram a Jesus um mudo que estava possuído pelo demônio. Quando o demônio foi expulso, o mudo falou, e as multidões ficaram admiradas, e diziam: «Nunca se viu uma coisa assim em Israel.» Mas os fariseus diziam: «É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios.» Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando a Boa Notícia do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo as multidões, Jesus teve compaixão, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então Jesus disse a seus discípulos: «A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos! Por isso, peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita.» (Mt 9,32-38)
Vivendo a Palavra
A messe do Senhor é o nosso mundo. Ela continua contando com poucos operários. Nós somos os chamados da vez. Tenhamos consciência de que somos insubstituíveis na nossa missão de proclamar em nossos ambientes que o Reino do Céu – lugar e tempo do Amor! – já chegou. Ele está dentro de nós, é para todos e foi trazido pelo Cristo Jesus.
Oração Final
Pai Santo, que o teu Espírito, que mora em nós, nos dê força e perseverança para viver no teu Reino de Amor já aqui nesta terra abençoada e comunicá-lo com alegria e gratidão aos companheiros de jornada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.