meu dia em oração
Dedicação da Basílica de Latrão: O Templo de Deus é Santo
Então o homem levou-me de novo para a entrada do Templo, onde eu vi água que escorria de debaixo da soleira do Templo para o lado do oriente, pois a frente do Templo dava para o oriente. A água escorria de debaixo do lado direito do Templo, do sul do altar. Depois o homem fez-me sair pelo pórtico do norte e rodear por fora até o pórtico externo que dá para o oriente, onde a água estava escorrendo do lado direito. Ele me disse: «Essa água que escorre para o lado oriental desce para a Arabá e entra no mar. Ao entrar no mar, a sua água se torna potável. Por isso, em todo lugar por onde passar a torrente, os seres vivos que a povoam terão vida. Haverá fartura de peixes, pois onde quer que essa água chegue, ela levará vida, de modo que haverá vida em todo lugar que a torrente atingir. Nas margens da torrente, de um lado e do outro, haverá toda espécie de árvores com frutos comestíveis, cujas folhas e frutos não se esgotarão. Essas árvores vão produzir frutos de mês em mês, porque a água da torrente provém do santuário. Por isso, os frutos servirão de alimento e as folhas de remédio». (Ez 47,1-2.8-9.12)
1ª Leitura
O campo e a construção de Deus são vocês. Eu, como bom arquiteto, lancei os alicerces conforme o dom que Deus me concedeu; outro constrói por cima do alicerce. Mas cada um veja como constrói! Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. Vocês não sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o Templo de Deus é Santo, e esse templo são vocês. (1Cor 3,9c-11.16-17)
Salmo ou Hino
Deus é nosso refúgio e nossa força. Por isso não tememos se a terra vacila, se as montanhas se abalam. O correr das águas alegra a cidade de Deus, o Altíssimo consagra a sua Moradia. Deus está em seu meio: ela é inabalável. Deus a socorre. O Senhor dos Exércitos está conosco, nossa fortaleza é o Deus de Jacó! Venham ver os atos do Senhor, o que Ele fez na terra. (Sl 46,2-3.5-6.8-9)
Evangelho do dia
A Páscoa dos judeus estava próxima e Jesus subiu para Jerusalém. No Templo, Jesus encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas sentados. Então fez um chicote de cordas e expulsou todos do Templo junto com as ovelhas e os bois; esparramou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: «Tirem isso daqui! Não transformem a casa de meu Pai num mercado.» Seus discípulos se lembraram do que diz a Escritura: «O zelo pela tua Casa me consome.» Então os dirigentes dos judeus perguntaram a Jesus: «Que sinal nos mostras para agires assim?» Jesus respondeu: «Destruam esse Templo, e em três dias Eu O levantarei.» Os dirigentes dos judeus disseram: «A construção desse Templo demorou quarenta e seis anos, e Tu o levantarás em três dias?» Mas o Templo de que Jesus falava era o seu Corpo. Quando Ele ressuscitou, os discípulos se lembraram do que Jesus tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. (Jo 2,13-22)
Vivendo a Palavra
Sem esquecer a palavra de Paulo: «O templo de Deus é santo, e esse templo são vocês», festejamos hoje a Basílica de São João de Latrão. Ela é a Catedral do Papa – Bispo de Roma, cidade onde está construída. Festejar sua dedicação significa celebrar a unidade da Igreja de Jesus, e o respeito ao sucessor de Pedro. O título de honra da Basílica é: ‘Mãe e Cabeça de todas as Igrejas de Roma e do Mundo.’
Oração Final
Pai Santo, vendo e admirando a pluralidade e a diversidade de teus filhos, nós damos graças pelo sinal de unidade que deixaste entre nós: o Papa. Ele sempre pede que nós oremos a Ti em sua intenção e nós acolhemos agora o seu desejo: ilumina, amado Pai, os seus caminhos, que são os nossos caminhos, os caminhos da tua Igreja. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.