meu dia em oração
6ª Páscoa: “Eu deixo para vocês a Paz, Eu lhes dou a minha Paz”
Chegaram alguns homens da Judeia e doutrinavam os irmãos de Antioquia, dizendo: «Se não forem circuncidados, como ordena a Lei de Moisés, vocês não poderão salvar-se.» Isso provocou alvoroço e uma discussão muito séria deles com Paulo e Barnabé. Então ficou decidido que Paulo, Barnabé e mais alguns iriam a Jerusalém para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos. […] De acordo com toda a comunidade de Jerusalém, resolveram escolher alguns da comunidade para mandá-los com Paulo e Barnabé para Antioquia. Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. Através deles enviaram a seguinte carta: «Nós, os apóstolos e os anciãos, irmãos de vocês, saudamos os irmãos que vêm do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. Ficamos sabendo que alguns dos nossos provocaram perturbações com palavras que transtornaram o espírito de vocês. Eles não foram enviados por nós. Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e manda-los até vocês, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, homens que arriscaram a vida pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente transmitirão a vocês a mesma mensagem. Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não impor sobre vocês nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes sufocadas e das uniões ilegítimas. Vocês farão bem se evitarem essas coisas. Saudações!» (At 15,1-2.22-29)
1ª Leitura
E me levou em espírito até um grande e alto monte. E mostrou para mim a Cidade Santa, Jerusalém que descia do Céu, de junto de Deus, com a glória de Deus. Seu esplendor é como de uma pedra preciosíssima, pedra de jaspe cristalino. Ela está cercada por alta e grossa muralha, com doze portas. Sobre as portas há doze Anjos. Cada porta tem um nome escrito: os nomes das doze tribos de Israel. São três portas no lado do oriente, três portas ao norte, três portas ao sul e três portas no lado do poente. A muralha da cidade tem doze pilares. E nos pilares está escrito o nome dos doze Apóstolos do Cordeiro.* Não vi na Cidade nenhum templo, pois o seu Templo é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. A Cidade não precisa do sol nem da lua para ficar iluminada, pois a glória de Deus a ilumina e sua lâmpada é o Cordeiro. (Ap 21,10-14.22-23)
Salmo ou Hino
Ó Deus, tem piedade de nós e nos abençoa, fazendo a tua face brilhar sobre nós, para que na terra se conheça o teu Caminho, e em todas as nações a tua Salvação. Que os povos Te celebrem, ó Deus. Que as nações se alegrem e exultem, porque julgas o mundo com justiça, e governas as nações todas da terra. Que todos os povos Te celebrem. (Sl 67,2-4.5-6.8)
Evangelho do dia
Jesus, respondendo a Judas (não o Iscariotes), disse: «Se alguém Me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não Me ama, não guarda a minha Palavra. E a palavra que vocês ouvem não é minha, mas é a Palavra do Pai que Me enviou. Essas são as coisas que Eu tinha para dizer estando com vocês. Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu Nome, Ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que Eu lhes disse. Eu deixo para vocês a Paz, Eu lhes dou a minha Paz. A Paz que Eu dou para vocês não é a paz que o mundo dá. Não fiquem perturbados, nem tenham medo. Vocês ouviram o que Eu disse: ‘Eu vou, mas voltarei para vocês’. Se vocês Me amassem, ficariam alegres porque Eu vou para o Pai, pois o Pai é maior do que Eu. Eu lhes digo isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês acreditem. (Jo 14,23-29)
Vivendo a Palavra
Jesus promete que Ele e o Pai virão e farão em nós sua morada. Guardemos a sua Palavra e nada poderá nos perturbar. Não tenhamos medo. Acolhamos com alegria e gratidão a Paz que Cristo nos trouxe, não para mantê-la fechada no cofre do nosso egoísmo, mas para anunciá-la ao mundo e partilhá-la com os companheiros do Caminho.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a tua Paz e nos faz mensageiros dela neste tempo que nos dás para viver nesta terra encantada. Infunde em nós a ousadia de anunciá-la para um mundo que não A conhece e que busca a felicidade por caminhos que não são os do teu Reino. Faze-nos discípulos missionários do Amor, seguidores de Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.