meu dia em oração
Com Ele viveremos
Nesta Carta – que é considerada o testamento espiritual de Paulo – o Apóstolo diz pérolas, como: “combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé’; ‘Proclama a Palavra, insiste oportuna e inoportunamente’ e ‘Procure apresentar-se a Deus como homem digno de aprovação, como trabalhador que não tem do que se envergonhar.’
1ª Leitura
Lembre-se de que Jesus Cristo, descendente de Davi, ressuscitou dos mortos. Esse é o meu Evangelho, e por causa do qual eu sofro, a ponto de estar acorrentado como um malfeitor. Mas a palavra de Deus não está algemada. É por isso que tudo suporto por causa dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Jesus Cristo, com a glória eterna. Estas palavras são certas: Se com Ele morremos, com Ele viveremos; se com Ele sofremos, com Ele reinaremos. Se nós o renegamos, também Ele nos renegará. Se lhe formos infiéis, Ele permanece fiel, pois não pode renegar a si mesmo. Lembre-se dessas coisas, testemunhando diante de Deus que é preciso evitar as discussões inúteis, que não servem para nada, a não ser para a perdição dos que as ouvem. Procure apresentar-se a Deus como homem digno de aprovação, como trabalhador que não tem do que se envergonhar e que distribui com retidão a palavra da verdade. (2Tm 2,8-15)
Salmo ou Hino
Mostra-me os teus caminhos, Senhor, ensina-me tuas veredas. Guia-me com tua verdade. Ensina-me, pois tu és meu Deus salvador. O Senhor é bondade, retidão e aponta o caminho aos pecadores. Ele encaminha os pobres conforme o direito, e lhes ensina o seu caminho. As veredas do Senhor são amor e verdade para os que guardam seus preceitos. (Sl 25,4-5b.8-10.14)
Evangelho do dia
Um doutor da Lei, vendo que Jesus tinha respondido bem, aproximou-se dele e perguntou: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu: «O primeiro mandamento é este: Ouça, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor! E ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força. O segundo mandamento é este: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.» O doutor da Lei disse a Jesus: «Muito bem, Mestre! Como disseste, ele é, na verdade, o único Deus, e não existe outro além dele. E amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, é melhor do que todos os holocaustos e do que todos os sacrifícios.» Jesus viu que o doutor da Lei tinha respondido com inteligência, e disse: «Você não está longe do Reino de Deus.» E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus. (Mc 12,28b-34)
Vivendo a Palavra
O Amor exige que estejamos inteiros – coração, alma, entendimento e forças físicas – e este é o obstáculo que encontramos hoje, o ‘pecado do mundo’: a sociedade contemporânea nos quer divididos, fragmentados, fragilizados, para nos tornarmos clientes fáceis do consumismo, da superficialidade, da propaganda que nivela por baixo.
Oração Final
Pai Santo, tu que és UM com o Filho e o Espírito Santo, mantém-nos conscientes de que fomos criados à tua imagem e devemos, por isto, manter a nossa unidade pessoal. Que vivamos inteiros o momento presente da nossa existência: envolvidos nele com nosso espírito, inteligência, sentimentos e forças. Como nos ensinou Jesus, o Cristo, teu Filho e nosso irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.