meu dia em oração
5º domingo da Quaresma: Pai amado, venha a nós o teu Reino Glorioso
A Aliança que Eu farei com Israel é a seguinte: colocarei minha Lei em seu peito e A escreverei no coração; Eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém mais precisará ensinar ao próximo ou irmão, porque todos Me conhecerão. (Jr 31,31-34)
1ª Leitura
Durante a sua vida na terra, Cristo fez orações e súplicas a Deus, em alta voz e com lágrimas, ao Deus que O podia salvar da morte. E Deus O escutou, porque Ele foi submisso. Embora sendo Filho de Deus, aprendeu a ser obediente através de seus sofrimentos. E, depois de perfeito, tornou-se a Fonte da Salvação Eterna para todos aqueles que Lhe obedecem. (Hb 5,7-9)
Salmo ou Hino
Tem piedade, ó Deus! Por tua Compaixão, apaga a minha culpa! Lava-me da minha injustiça e purifica-me do meu pecado! Ó Deus, cria em mim um coração puro, e renova no meu peito um espírito firme. Não me rejeites para longe da tua Face, não retires de mim teu Santo Espírito. Devolve-me o júbilo da tua Salvação, e que um espírito generoso me sustente. (Sl 51,3-4.12-15)
Evangelho do dia
Naquela ocasião, entre os que tinham ido à festa para adorar a Deus, havia alguns gregos. Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: «Senhor, queremos ver Jesus.» Filipe falou com André; e os dois foram falar com Jesus. Jesus respondeu para eles, dizendo: «Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Eu garanto a vocês: se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto. Quem tem apego à sua vida, vai perdê-la; quem despreza a sua vida neste mundo, vai conservá-la para a Vida Eterna. Se alguém quer servir a Mim, que Me siga. E onde Eu estiver, aí também estará o meu servo. Se alguém serve a Mim, o Pai o honrará. Agora estou muito perturbado. E o que vou dizer? Pai, livra-Me desta hora? Mas foi precisamente para esta hora que Eu vim. Pai, manifesta a Glória do teu Nome!» Então veio uma Voz do céu: «Eu manifestei a Glória do meu Nome, e vou manifestá-la de novo.» A multidão que aí estava ouviu a Voz, e dizia que tinha sido um trovão. Outros diziam: «Foi um Anjo que falou com Ele.» Jesus disse: «Essa voz não falou por causa de Mim, mas por causa de vocês. Agora é o julgamento deste mundo. Agora o príncipe deste mundo vai ser expulso e, quando Eu for levantado da terra, atrairei todos a Mim.» Jesus assim falava para indicar com que morte ia morrer. (Jo 12,20-33)
Vivendo a Palavra
Nós dificilmente compreendemos o que é simples e, por isso, procuramos nos enganar, imaginando teorias confusas. Jesus nos ensina que, tal como a semente do trigo, nós fomos lançados na terra. É preciso que aceitemos morrer – que significa desapegar-nos do nosso ego – para vivermos unidos aos irmãos de jornada neste planeta encantado, produzindo bons frutos para o Reino do Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai amantíssimo, venha a nós o teu Reino Glorioso! A vida que nos dás nesta terra é tão preciosa, que teimamos em nos apegar a ela, esquecidos de tua promessa essencial da Vida Verdadeira, junto a Ti e aos irmãos, no Lar Paterno. Dá-nos discernimento e coragem para fazer nossa opção radical por seguir ao Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.