meu dia em oração
5º Domingo da Páscoa: Pai, ajude-nos a viver nossa fé em comunidade
Filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e de Verdade. Desse modo saberemos que estamos do lado da Verdade; e diante de Deus poderemos tranquilizar nossa consciência; e isso, mesmo que a nossa consciência nos condene, porque Deus é maior do que a nossa consciência e Ele conhece todas as coisas. Amados, quando a consciência não nos condena, sentimos confiança para nos dirigir a Deus, e recebemos tudo o que Lhe pedimos, porque cumprimos os seus Mandamentos e fazemos o que agrada a Ele. E o seu Mandamento é este: que tenhamos Fé no Nome do seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, conforme Ele nos mandou. Quem cumpre os Mandamentos dele, está com Deus, e Deus está com ele. Assim, graças ao Espírito que Ele nos deu, reconhecemos que Deus está conosco. (1Jo 3,18-24)
1ª Leitura
<Primeira Leitura>
Saulo chegou a Jerusalém e procurava juntar-se aos discípulos. Mas todos tinham medo dele, pois não acreditavam que ele fosse discípulo. Então Barnabé tomou Saulo consigo, apresentou-o aos Apóstolos, e lhes contou como Saulo, no caminho, tinha visto o Senhor, como o Senhor lhe havia falado e como ele havia pregado corajosamente em Nome de Jesus na cidade de Damasco. Daí em diante Saulo ficou em Jerusalém com eles, e pregava corajosamente em Nome do Senhor. Saulo falava e discutia com os judeus de língua grega, mas eles procuravam um jeito de mata-lo. Quando souberam disso, os irmãos levaram Saulo para Cesareia, e daí o mandaram para Tarso. E a Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela se edificava e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo. (At 9,26-31)
Salmo ou Hino
Os pobres ficarão saciados, louvarão ao Senhor aqueles que O buscam: «Que o coração de vocês viva para sempre!» Todas as famílias das nações se prostrarão na presença dele. O Senhor me fará viver para Ele, minha descendência o servirá, falará do Senhor para a geração futura, contará a Justiça dele ao povo que vai nascer: tudo o que o Senhor realizou! (Sl 22,26-28.30-32)
Evangelho do dia
Jesus continuou revelando aos Apóstolos: «Eu Sou a Videira, e meu Pai é o Agricultor. Todo ramo que não dá fruto em Mim, o Pai o corta. Os ramos que dão fruto, Ele os poda para que deem mais fruto ainda. Vocês já estão limpos por causa da Palavra que Eu lhes falei. Fiquem unidos a Mim, e Eu ficarei unido a vocês. O ramo que não fica unido à Videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a Mim. Eu Sou a Videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a Mim, e Eu a ele, dará muito fruto, porque sem Mim vocês não podem fazer nada. Quem não fica unido a Mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados. Se vocês ficam unidos a Mim e minhas Palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês. A Glória de meu Pai se manifesta quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus discípulos.» (Jo 15,1-8)
Vivendo a Palavra
Com a bonita e fértil metáfora da videira, Jesus quer nos mostrar que a Fé só pode ser vivida em comunidade. Não poucas vezes somos tentados a nos isolar, pensando que sejam possíveis altos voos místicos solitários. Engano. Só seremos discípulos evangelizadores do Reino, enquanto estivermos unidos a Cristo e aos irmãos.
Oração Final
Pai, que tanto desejamos glorificar, ajuda-nos a construir uma comunidade fraterna. Que sejamos, nela, fiéis participativos, humildes, generosos, puros e isentos de julgamentos. Dá-nos, Pai que tanto amamos, a consciência de que o melhor jeito (talvez, o único) que temos para santificar a nossa comunidade é nos tornarmos santos. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.