meu dia em oração
4º quaresma: Deus é rico em misericórdia.
Os caldeus derrubaram as muralhas de Jerusalém. Levaram para o exílio os que escaparam. Mas, no reinado de Ciro, ele proclamou: «O Senhor me encarregou de construir um Templo em Jerusalém. Os que pertencem a esse povo, podem voltar.». (2Cr 36,14-16.19-23)
1ª Leitura
Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos a vida juntamente com Cristo, quando estávamos mortos por causa de nossas faltas. Vocês foram salvos pela graça! Na pessoa de Jesus Cristo, Deus nos ressuscitou e nos fez sentar no céu. Assim, com sua bondade para conosco em Jesus Cristo, ele quis mostrar para os tempos futuros a incomparável riqueza da sua graça. De fato, vocês foram salvos pela graça, por meio da fé; e isso não vem de vocês, mas é dom de Deus. Isso não vem das obras, para que ninguém se encha de orgulho. Porque foi Deus quem nos fez, e em Jesus Cristo fomos criados para as boas obras que Deus já havia preparado, a fim de que nos ocupássemos com elas. (Ef 2,4-10)
Salmo ou Hino
Junto aos canais de Babilônia choramos, com saudades de Sião. Nos salgueiros penduramos nossas harpas. Os que nos exilaram pediam canções: «Cantem um canto de Sião!» Como cantar um canto do Senhor em terra estrangeira? Se eu me esquecer de você, Jerusalém, que seque a minha mão direita se eu não elevar Jerusalém ao topo da minha alegria! (Sl 137,1-6)
Evangelho do dia
Jesus disse a Nicodemos: «Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. Assim, todo aquele que nele acreditar, terá a vida eterna. Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele. Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. O julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal, tem ódio da luz, e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam desmascaradas. Mas, quem age conforme à verdade, se aproxima da luz, para que suas ações sejam vistas, porque são feitas como Deus quer.» (Jo 3,14-21)
Vivendo a Palavra
«Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna.» Talvez esteja neste versículo (Jo 3,16) o melhor resumo da História da nossa salvação. Façamos da certeza de que somos amados pelo Pai a razão da nossa alegria e da nossa própria existência.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos o dom da gratidão. Que jamais nos esqueçamos do teu Amor generoso e fiel, capaz de oferecer-nos o teu Filho Unigênito, o Cristo que se fez homem em Jesus de Nazaré. Ele nos deu tudo, até a vida, simplesmente por Amor. Pelo mesmo Cristo Jesus, que contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.