meu dia em oração
4º domingo do Advento: «Tempo de abrir os corações.»
O rei Davi foi morar no seu palácio e o Senhor o livrou de todos os inimigos ao redor. Então ele disse ao profeta Natã: «Veja! Eu moro em palácio de cedro, enquanto a Arca de Deus mora numa tenda!» Natã respondeu ao rei: «Vá e faça tudo o que está pensando, porque o Senhor está com você». Nessa mesma noite, porém, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã: «Vá dizer ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Você quer construir uma casa para Eu morar? Assim diz o Senhor dos exércitos: Eu tirei você do pastoreio, onde você cuidava das ovelhas, para fazê-lo chefe do meu povo Israel. Estive com você em toda parte por onde você andava, e destruí na sua frente todos os seus inimigos. E Eu darei a você um grande nome, como o nome dos grandes da terra. Fixarei um lugar para o meu povo Israel, eu o firmarei, para que habite no seu lugar próprio. E assim ele não precisará mais andar errante. Os perversos não continuarão a oprimi-lo como antes, como acontece desde o dia em que estabeleci juízes sobre o meu povo Israel. Eu livrarei você de todos os seus inimigos. O Senhor informa que vai fundar uma dinastia para você. E quando esgotar seus dias e você repousar junto a seus antepassados, Eu exaltarei a sua descendência depois de você, aquele que vai sair de você. E firmarei a realeza dele. Serei para Ele um Pai e Ele será um Filho para Mim. A dinastia e a realeza dele permanecerão firmes para sempre diante de Mim; e o seu Trono será sólido para sempre». (2Sm 7,1-5.8b-12.14a-16)
1ª Leitura
Seja dada glória a Deus, que tem o poder de conservar vocês firmes, de acordo com o meu Evangelho e a Mensagem de Jesus Cristo. Essa é a revelação de um Mistério que estava envolvido no silêncio desde os tempos eternos. Agora, esse Mistério foi manifestado pelos escritos proféticos e por disposição do Deus Eterno, e foi anunciado a todos os pagãos, para conduzi-los à obediência da Fé. A Deus, o único sábio, por meio de Jesus Cristo, seja dada a Glória para sempre. Amém! (Rm 16,25-27)
Salmo ou Hino
Cantarei para sempre o Amor do Senhor. Pois eu disse: «Tu firmaste a tua Fidelidade mais que o Céu». Teu é o Céu, e a terra pertence a Ti. Justiça e Direito sustentam o teu Trono. Feliz o povo que sabe Te aclamar: ele caminhará à Luz da tua Face. Jamais violarei a minha Aliança. Sua descendência será perpétua, seu Trono como o sol: será mais firme que o Céu». Lembra, Senhor, como é breve minha vida! Onde está, Senhor, o antigo Amor, que, juraste a Davi? Seja bendito o Senhor para sempre! Amém! (Sl 89,2-5.27-29)
Evangelho do dia
No sexto mês, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. O Anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de Graça! O Senhor está com você!» Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. O Anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou Graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um Filho, e dará a Ele o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a Ele o Trono de seu pai Davi, e Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu Reino não terá fim.» Maria perguntou ao Anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» O Anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o Poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. Para Deus nada é impossível.» Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o Anjo a deixou. (Lc 1,26-38)
Vivendo a Palavra
É chegada a plenitude dos tempos. Hora em que o Verbo de Deus se faz carne e vem morar conosco. Tempo de nos prepararmos para recebê-Lo em nossos corações, nossas casas, nossa comunidade, nosso Mundo. Tempo de preparar e abrir nossas moradas para acolher carinhosamente o Menino Jesus, o Cristo, Filho Unigênito do Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai de bondade, a Ti nós clamamos: – Vem depressa! Celebramos hoje o último domingo deste tempo do Advento. Já vem próxima a Noite Santa em que o Verbo, teu Filho amado, se faz Criança para viver entre nós, nesta terra que criaste, entregando-a ao nosso cuidado. Aumenta a nossa veneração pelo grande Mistério: o Criador se faz criatura! Pelo mesmo Cristo Jesus, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.