meu dia em oração
Pai, dá-nos a humildade, o silêncio, a força e a confiança de São José
O Senhor falou de novo a Acaz: «Pede para você um sinal ao Senhor seu Deus, nas profundezas da mansão dos mortos ou na sublimidade das alturas». Acaz respondeu: «Não vou pedir! Não vou tentar ao Senhor!» Disse-lhe o Senhor: «Escute, herdeiro de Davi, será que não basta a vocês cansarem a paciência dos homens? Precisam cansar também a paciência do próprio Deus? Pois saibam que o Senhor lhes dará um sinal: A jovem concebeu e dará à luz um filho, e O chamará pelo nome de Emanuel (Is 7,10-14)
1ª Leitura
Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo e escolhido para anunciar o Evangelho de Deus que foi prometido através dos seus profetas nas Santas Escrituras. Esse Evangelho se refere ao Filho de Deus que, como homem, foi descendente de Davi e, segundo o Espírito Santo, foi constituído Filho de Deus com poder, através da ressurreição dos mortos: Jesus Cristo Nosso Senhor. Através de Jesus, recebemos a graça de ser apóstolo, a fim de conduzir todos os povos pagãos à obediência da fé, para a glória do seu Nome. Entre eles, estão também vocês, chamados por Jesus Cristo. Escrevo a todos vocês que estão em Roma e que são amados por Deus e chamados à santidade. Que a Graça e a Paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês. (Rm 1,1-7)
Salmo ou Hino
Ao Senhor pertence o mundo e os que nele habitam. Quem pode subir à montanha do Senhor? Quem pode estar no seu Lugar Santo? Aquele que tem mãos inocentes e coração puro, que não confia nos ídolos, nem faz juramento para enganar. Essa é a geração dos que procuram o Senhor Deus. Portas, levantem seus frontões, vai entrar o Rei da glória! (Sl 24,1-6.7c.10b)
Evangelho do dia
A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: «José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.» Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: «Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco.» Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa. (Mt 1,18-24)
Vivendo a Palavra
A discreta, mas fundamental e indispensável participação de José no Mistério da Encarnação do Verbo Libertador do Pai Misericordioso faz dele o nosso modelo de comportamento, para que a Igreja de Jesus cumpra o seu papel profético de anunciar aos homens e mulheres desta terra encantada a Boa Notícia de que o Reino de Deus já chegou. Silenciosamente. Ele está em nós!
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a humildade, o silêncio, a força e a confiança de José nos teus desígnios – ainda que sem compreendê-los, pois ele não penetrava no íntimo de seu significado. Que nós nos lancemos como filhos muito amados nos teus braços paternais, pedimos pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.