meu dia em oração
4º domingo da Quaresma: Deus é rico em Misericórdia
As autoridades, os sacerdotes e o povo também aumentaram os crimes que cometiam, imitando as abominações das nações. E profanaram o Templo, que o Senhor tinha consagrado para Si em Jerusalém. O Senhor, o Deus de seus antepassados, enviou seus Mensageiros, uns após outros, pois queria poupar o seu povo e a sua habitação. Mas eles caçoavam dos Mensageiros de Deus, levavam na brincadeira suas palavras, zombavam dos Profetas, até que a ira do Senhor contra o seu povo chegou a tal ponto que não houve mais remédio. Em seguida, os caldeus puseram fogo no Templo de Deus, derrubaram as muralhas de Jerusalém, incendiaram todas as suas mansões e destruíram todos os objetos de valor. Levaram para o exílio na Babilônia todos os que escaparam da espada, a fim de servirem como escravos para eles e seus descendentes, até que chegou o reino persa. Dessa forma, cumpriu-se o que o Senhor tinha dito por meio do profeta Jeremias: «Até que a terra desfrute seus sábados, ela descansará durante todos os dias da desolação, até que se tenham passado setenta anos». No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, o Senhor, cumprindo o que tinha dito por meio do profeta Jeremias, despertou a consciência de Ciro, rei da Pérsia. Este proclamou por todo o império, a viva voz e por escrito, o seguinte: «Ciro, rei da Pérsia, decreta: O Senhor Deus, entregou-me todos os reinos do mundo. Ele me encarregou de construir para Ele um Templo em Jerusalém, na terra de Judá. Todos os que pertencem a esse povo e vivem entre nós, podem voltar para lá. E que o Senhor, seu Deus, esteja com eles». (2Cr 36,14-16.19-23)
1ª Leitura
<Primeira Leitura>
Mas Deus, que é rico em Misericórdia, pelo grande Amor com que nos amou, deu-nos a Vida juntamente com Cristo, quando estávamos mortos por causa de nossas faltas. Vocês foram salvos pela Graça! Na pessoa de Jesus Cristo, Deus nos ressuscitou e nos fez sentar no Céu. Assim, com sua Bondade para conosco em Jesus Cristo, Ele quis mostrar para os tempos futuros a incomparável riqueza da sua Graça. De fato, vocês foram salvos pela Graça, por meio da Fé; e isso não vem de vocês, mas é dom de Deus. Isso não vem das obras, para que ninguém se encha de orgulho. Porque foi Deus quem nos fez, e em Jesus Cristo fomos criados para as boas obras que Deus já havia preparado, a fim de que nos ocupássemos com elas. (Ef 2,4-10)
Salmo ou Hino
Junto aos canais de Babilônia nos sentamos e choramos, com saudades de Sião. Nos salgueiros de suas margens penduramos nossas harpas. Lá, os que nos exilaram pediam canções: «Cantem para nós um canto de Sião!» Como cantar um canto de Deus em terra estrangeira? Se eu me esquecer de você, Jerusalém, que seque a minha mão e a língua se cole ao paladar! (Sl 137,1-6)
Evangelho do dia
Naquele dia, Nicodemos visitava a Jesus e ouvia a sua Palavra: «Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a Vida Eterna. Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo aquele que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele. Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita, já está condenado, porque não acreditou no Nome do Filho único de Deus. O julgamento é este: a Luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à Luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal, tem ódio da Luz, e não se aproxima da Luz, para que suas ações não sejam desmascaradas. Mas, quem age conforme à Verdade, se aproxima da Luz, para que suas ações sejam vistas, porque são feitas como Deus quer.» (Jo 3,14-21)
Vivendo a Palavra
Em poucas palavras, a síntese completa da História da nossa Salvação, o resumo das Escrituras Sagradas: «Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho Único, para que todo aquele que nele acredita não morra, mas tenha a Vida Eterna». Nós somos salvos pela Graça por meio da Fé e não por nossas obras. Demos Graças a Deus!
Oração Final
Pai muito querido, diante de teu infinito Amor, não temos palavras a dizer. Resta-nos o encantamento, a gratidão e o silêncio. Faze-nos filhos humildes, seguidores de Jesus de Nazaré e, como testemunho do nosso Amor a Ti, nós acolhemos fraternalmente todos os companheiros de peregrinação por este Planeta-jardim encantado que nos emprestas. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.