meu dia em oração
4º Domingo da Páscoa: “Eu vim para que todos tenham Vida”
Pedro, de pé, junto com os onze Apóstolos, levantou a voz e falou: «Que todo o povo de Israel fique sabendo com certeza que Deus tornou Senhor e Cristo aquele Jesus que vocês crucificaram.» Quando ouviram isso, todos ficaram de coração aflito e perguntaram: «Irmãos, o que devemos fazer?» (At 2,14a.36-41)
1ª Leitura
Se vocês são pacientes no sofrimento quando fazem o bem, isto sim é ação louvável diante de Deus. De fato, para isso é que vocês foram chamados, pois Cristo também sofreu por vocês, deixando-lhes exemplo para que sigam os passos dele. Ele não cometeu nenhum pecado e mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. Quando insultado, não revidava; ao sofrer, não ameaçava. Antes, depositava sua causa nas mãos daquele que julga com Justiça. Sobre o madeiro levou os nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que nós, mortos para nossos pecados, vivêssemos para a Justiça. Através dos ferimentos dele é que vocês foram curados, pois estavam desgarrados como ovelhas, mas agora retornaram ao seu Pastor e Guardião. (1Pd 2,20b-25)
Salmo ou Hino
O Senhor é o meu pastor. Nada me falta. Em verdes pastagens me faz repousar; para fontes tranquilas me conduz e restaura minhas forças. Ele me guia por bons caminhos, por causa do seu Nome. Embora eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal temerei, pois junto a mim estás; teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo. Minha morada é a Casa do Senhor. (Sl 23,1-6)
Evangelho do dia
Jesus disse ainda aos discípulos: «Eu garanto a vocês: aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Mas aquele que entra pela porta, é o pastor das ovelhas. O porteiro abre a porta para ele, e as ovelhas ouvem a sua voz; ele chama cada uma de suas ovelhas pelo nome e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as suas ovelhas, ele caminha na frente delas; e as ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz. Elas nunca vão seguir um estranho; ao contrário, vão fugir dele, porque elas não conhecem a voz dos estranhos.» Jesus contou-lhes essa parábola, mas eles não entenderam o que Jesus queria dizer. Jesus continuou: «Eu garanto a vocês: Eu Sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de Mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. Eu Sou a Porta. Quem entra por Mim, será salvo. Entrará, e sairá, e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham Vida, e a tenham em abundância.» (Jo 10,1-10)
Vivendo a Palavra
Ensinando aos discípulos a “entrar pela Porta”, Jesus quer que vivamos com autêntica simplicidade, sejamos compassivos, que haja coerência entre o que dizemos acreditar e o que praticamos. Em resumo, que nossa fé se mostre nas relações. Que elas sejam fraternas, com o próximo, e cuidadosas, com a natureza. Este é o nosso jeito de testemunhar que o Reino do Pai já está em nós, mesmo que ainda não esteja em sua plenitude.
Oração Final
Pai, cheio de misericórdia, dá-nos força e coragem para proclamar com a vida nossa fé no teu Filho Unigênito, feito humano como nós em Jesus de Nazaré. Ensina-nos, amado Pai, palavras sábias para responder a quem nos perguntar quais são as razões da nossa Fé e da nossa grande Esperança. Pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.