meu dia em oração
4ª Páscoa: Eu sou o bom pastor
Pedro, cheio do Espírito, falou: «Chefes do povo e anciãos! É pelo nome de Jesus Cristo, aquele que vocês crucificaram e que Deus ressuscitou, que este homem está curado diante de vocês. Jesus é a pedra rejeitada que se tornou pedra angular.» (At 4,8-12)
1ª Leitura
Vejam que prova de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus. E nós de fato o somos! Se o mundo não nos reconhece, é porque também não reconheceu a Deus. Amados, desde agora já somos filhos de Deus, embora ainda não se tenha tornado claro o que vamos ser. Sabemos que quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque nós o veremos como Ele é. (1Jo 3,1-2)
Salmo ou Hino
Agradeçam ao Senhor, porque ele é bom! É melhor refugiar-se nele do que depositar confiança no homem. Isso vem do Senhor, e é maravilha aos nossos olhos. Bendito o que vem em nome do Senhor! O Senhor é Deus: ele nos ilumina! – Formem procissão com ramos até os ângulos do altar. Tu és o meu Deus, eu te agradeço e te exalto! (Sl 118,1.8-9.21-23.26-28c-29)
Evangelho do dia
Jesus falou ao povo: «Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor a quem pertencem, e as ovelhas não são suas, quando vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e sai correndo. Então o lobo ataca e dispersa as ovelhas. O mercenário foge porque trabalha só por dinheiro, e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor: conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida pelas ovelhas. Tenho também outras ovelhas que não são deste curral. Também a elas eu devo conduzir; elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. O Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la de novo. Ninguém tira a minha vida; eu a dou livremente. Tenho poder de dar a vida e tenho poder de retomá-la. Esse é o mandamento que recebi do meu Pai.» (Jo 10,11-18)
Vivendo a Palavra
O cuidado que devemos aos que estão próximos de nós é como aquele que o bom pastor dedica às suas ovelhas: na sua Carta, João nos revela que somos todos filhos muito amados do Pai Misericordioso e, portanto, devemos a cada ser humano o carinho de irmão. Esta era a novidade trazida por Jesus e cabe a nós vivê-la em comunidade!
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a olhar com mansidão – sem julgamentos! – os nossos companheiros de peregrinação. Que vejamos em cada um deles um irmão, um filho Teu, que muito amas. Veremos, assim, apenas o Bem em cada um, o reflexo nele da Presença do teu Espírito. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.