meu dia em oração
3º Quaresma: O zelo pela tua casa me consome
Deus falou: «Eu sou o Senhor, que fiz você sair da terra do Egito. Não tenha outros deuses diante de mim. Não pronuncie em vão o nome do Senhor. Lembre-se do sábado. Honre seu pai e sua mãe. Não mate. Não cometa adultério. Não roube… ». (Ex 20,1-17)
1ª Leitura
Os judeus pedem sinais e os gregos procuram a sabedoria; nós, porém, anunciamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Mas, para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, ele é o Messias, poder de Deus e sabedoria de Deus. A loucura de Deus é mais sábia do que os homens e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. (1Cor 1,22-25)
Salmo ou Hino
A lei do Senhor é perfeita, descanso para a alma. O seu testemunho é firme e os preceitos são retos. O mandamento do Senhor é transparente, é luz para os olhos. O temor do Senhor é puro e estável para sempre. As decisões dele são verdadeiras e justas. São mais desejáveis do que ouro refinado. São mais doces que o mel. Tu tens palavras de vida eterna. (Sl 19B,8-11;Jo 6,68c)
Evangelho do dia
A Páscoa dos judeus estava próxima e Jesus subiu para Jerusalém. No Templo, Jesus encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas sentados. Então fez um chicote de cordas e expulsou todos do Templo junto com as ovelhas e os bois; esparramou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: «Tirem isso daqui! Não transformem a casa de meu Pai num mercado.» Seus discípulos se lembraram do que diz a Escritura: «O zelo pela tua casa me consome.» Então os dirigentes dos judeus perguntaram a Jesus: «Que sinal nos mostras para agires assim?» Jesus respondeu: «Destruam esse Templo, e em três dias eu o levantarei.» Os dirigentes dos judeus disseram: «A construção desse Templo demorou quarenta e seis anos, e tu o levantarás em três dias?» Mas o Templo de que Jesus falava era o seu corpo. Quando ele ressuscitou, os discípulos se lembraram do que Jesus tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que ele fazia, muitos acreditaram no seu nome. Mas Jesus não confiava neles, pois conhecia a todos. Ele não precisava de informações a respeito de ninguém, porque conhecia o homem por dentro. (Jo 2,13-25)
Vivendo a Palavra
Assim como o Templo que seria reconstruído em três dias era o seu corpo, Jesus se referia também ao Templo profanado pelos vendilhões, exploradores da fé do povo simples: os fieis eram ludibriados. A missão de Jesus – e da sua Igreja, é bom lembrar… – é a libertação do Povo de Deus e não a imposição de normas e ritos que impeçam a vida em plenitude.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos compreender as lições de Jesus. Ele passou pelo mundo fazendo o Bem e levando o povo a viver em plenitude. Que assim também seja a tua Igreja, Pai amado: o respeito pela liberdade e o desejo da promoção dos irmãos sejam as diretrizes da ação dos seguidores do Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.