meu dia em oração
3º domingo do Advento: “Sejam pacientes até a vinda do Senhor”
Alegrem-se o deserto e a terra seca, o campo floresça de alegria; como o narciso, cubra-se de flores transbordando de contentamento e alegria, pois lhe será dado o esplendor do Líbano, a beleza do Carmelo e do Saron. Todos verão a glória do Senhor, a beleza do nosso Deus. Fortaleçam as mãos cansadas, firmem os joelhos cambaleantes; digam aos corações desanimados: «Sejam fortes! Não tenham medo! Vejam o Deus de vocês: Ele vem para vingar, Ele traz um prêmio divino, Ele vem para salvar vocês». Então, os olhos dos cegos vão se abrir, e se abrirão também os ouvidos dos surdos; os aleijados saltarão como cervo, e a língua do mudo cantará, porque jorrarão águas no deserto e rios na terra seca. Os que foram resgatados pelo Senhor, cantando, irão voltar e chegar até Sião: carregarão uma alegria sem fim e serão acompanhados de prazer e alegria; a tristeza e o pranto fugirão. (Is 35,1-6a.10)
1ª Leitura
Irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Olhem o agricultor: ele espera pacientemente o fruto precioso da terra, até receber as chuvas do outono e da primavera. Sejam pacientes vocês também; fortaleçam os corações, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não se queixem uns dos outros, para não serem julgados. Vejam: o juiz está às portas. Irmãos, tomem como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falam em nome do Senhor. (Tg 5,7-10)
Salmo ou Hino
O Senhor faz justiça aos oprimidos, e dá pão aos famintos. O Senhor liberta os prisioneiros. O Senhor abre os olhos dos cegos. O Senhor endireita os encurvados, ama os justos, protege os estrangeiros, sustenta o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos injustos. O Senhor reina para sempre. O teu Deus, ó Sião, reina de geração em geração! Digam aos corações desanimados: «Sejam fortes! Não tenham medo! Vejam o Deus de vocês: Ele vem para vingar, Ele traz um prêmio divino, Ele vem para salvar vocês». Aleluia! (Sl 146,7-10; Is 35,4)
Evangelho do dia
João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Jesus, enviou a Ele alguns discípulos, para Lhe perguntar: «És Tu Aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?» Jesus respondeu: «Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a Boa Notícia. E feliz aquele que não se escandaliza por causa de Mim!» Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões a respeito de João: «O que é que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que vocês foram ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas aqueles que vestem roupas finas moram em palácios de reis. Então, o que é que vocês foram ver? Um profeta? Eu lhes afirmo que sim: alguém que é mais do que um profeta. É de João que a Escritura diz: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de Ti’. Eu garanto a vocês: de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino do Céu é maior do que ele.» (Mt 11,2-11)
Vivendo a Palavra
Os homens de hoje também nos perguntam: «Essa Igreja de vocês é a Igreja de Jesus – ou devemos procurar outra?» A nossa resposta deve ser como a do Mestre, lembrando a profecia: «Vejam como nós vivemos: nós ajudamos os cegos a enxergar; os coxos a andar; os doentes a sarar, os aflitos a esperar no Senhor e anunciamos aos pobres a Boa Notícia do Reino de Deus.»
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a consciência da missão de Cristãos. Que não nos instalemos, pesados, no conforto das nossas paróquias, mas nos lancemos ousadamente nos nossos ambientes naturais para anunciar, com o testemunho da nossa vida, que o Reino do Pai é uma realidade que está dentro de nós, trazido pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.