meu dia em oração
3º domingo da Quaresma: Pai, são felizes os que creem e esperam em Ti
Então Deus pronunciou todas estas palavras: «Eu sou o Senhor seu Deus, que fiz você sair da terra do Egito, da casa da escravidão. Não tenha outros deuses diante de Mim. Não faça para você ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra. Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles, porque Eu, o Senhor seu Deus, sou um Deus ciumento: quando Me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos; mas quando Me amam e guardam os meus Mandamentos, Eu os trato com amor por mil gerações. Não pronuncie em vão o Nome do Senhor seu Deus, porque o Senhor não deixará sem castigo aquele que pronunciar o Nome dele em vão. Lembre-se do Dia de Sábado, para santificá-lo. Trabalhe durante seis dias e faça as todas as suas tarefas. O sétimo dia, porém, é o Sábado do Senhor seu Deus. Não faça nenhum trabalho, nem você, nem seu filho, nem sua filha, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu animal, nem o imigrante que vive em suas cidades. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles; e no sétimo dia Ele descansou. Por isso, o Senhor abençoou o Dia de Sábado e o santificou. Honre seu pai e sua mãe: desse modo, você prolongará sua vida, na terra que o Senhor seu Deus dá a você. Não mate. Não cometa adultério. Não roube. Não apresente testemunho falso contra o seu próximo. Não cobice a casa do seu próximo, nem a mulher do próximo, nem o escravo, nem a escrava, nem o boi, nem o jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo». (Ex 20,1-17)
1ª Leitura
Os judeus pedem sinais e os gregos procuram a sabedoria; nós, porém, anunciamos Cristo Crucificado – escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Mas, para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, Ele é o Messias, Poder de Deus e Sabedoria de Deus. A loucura de Deus é mais sábia do que os homens e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. (1Cor 1,22-25)
Salmo ou Hino
A Lei do Senhor é perfeita – um descanso para a alma. O Testemunho do Senhor é firme – instrução para o ignorante. Os Preceitos do Senhor são retos – alegria para o coração. O Mandamento do Senhor é transparente – é luz para os olhos. As Decisões do Senhor são Verdadeiras e Justas. São mais desejáveis do que ouro. São mais doces que o mel que vai escorrendo dos favos. (Sl 19,8-11)
Evangelho do dia
A Páscoa dos judeus estava próxima. Jesus subiu para Jerusalém. No Templo, Jesus encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas sentados. Então fez um chicote de cordas e expulsou todos do Templo junto com as ovelhas e os bois; esparramou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: «Tirem isso daqui! Não transformem a Casa de meu Pai num mercado.» Seus discípulos se lembraram do que diz a Escritura: «O zelo pela tua Casa me consome.» Então os dirigentes dos judeus perguntaram a Jesus: «Que sinal nos mostras para agires assim?» Jesus respondeu: «Destruam esse Templo, e em três dias Eu O levantarei.» Os dirigentes dos judeus disseram: «A construção desse Templo demorou quarenta e seis anos, e Tu o levantarás em três dias?» Mas o Templo de que Jesus falava era o seu Corpo. Quando Ele ressuscitou, os discípulos se lembraram do que Jesus tinha dito e acreditaram na Escritura e na Palavra de Jesus. Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que Ele fazia, muitos acreditaram no seu Nome. Mas Jesus não confiava neles, pois conhecia a todos. Ele não precisava de informações a respeito de ninguém, porque conhecia o homem por dentro. (Jo 2,13-25)
Vivendo a Palavra
<Vivendo a Palavra>
Quando Jesus, falando do Templo, referia-se ao seu Corpo, na realidade Ele queria ensinar que também nós somos Templos do Senhor. Aprendamos com Ele a respeitar os irmãos – todos eles, a começar dos mais pobres, humildes e enjeitados pela sociedade dos homens – como verdadeiras Moradas do Espírito do Cristo, o Dom Maior que nos foi dado pelo Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai querido, são felizes os que creem e esperam em Ti! Dá-nos sabedoria e grandeza d’alma para acolher sem julgamentos pessoais e, mais ainda, sem condenações, a todos os irmãos que peregrinam conosco nesta Terra encantada, porque sabemos que todos nós somos a Morada do Espírito do Cristo, teu Filho que se fez humano em Jesus de Nazaré – Ele, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.