meu dia em oração
3º Domingo da Páscoa: “Senhor, Tu sabes que eu Te amo”
Levaram os Apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote disse: «Nós tínhamos proibido expressamente ensinar em nome de Jesus e, no entanto, vocês encheram Jerusalém com a doutrina de vocês. E querem nos tornar responsáveis pela morte desse Homem!» Então Pedro e os outros Apóstolos responderam: «É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens. O Deus de nossos antepassados ressuscitou a Jesus, que vocês mataram, suspendendo-O numa cruz. Mas Deus com a sua direita O exaltou, tornando-O Chefe supremo e Salvador, para dar ao povo a oportunidade de se arrepender e receber o perdão dos pecados. E nós somos testemunhas dessas coisas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem.» Chamaram os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. Os apóstolos saíram do Conselho muito contentes por terem merecido sofrer insultos por causa do Nome de Jesus. (At 5,27b-32.40b-41)
1ª Leitura
Em minha visão, ouvi ainda o clamor de uma multidão de Anjos em volta do trono, dos Seres Vivos e dos Anciãos. Eram milhões e milhões e milhares de milhares, que proclamavam em alta voz: «O Cordeiro imolado é digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor.» Nessa hora, todas as criaturas do céu, da terra, de debaixo da terra, e do mar, todos os seres vivos proclamaram: «O louvor, a honra, a glória e o poder pertencem Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro pelos séculos dos séculos.» Os quatro Seres vivos diziam: «Amém!» E os Anciãos se ajoelharam e adoraram. (Ap 5,11-14)
Salmo ou Hino
Eu Te exalto, Senhor, porque não deixaste que os inimigos se rissem de mim. Senhor, fizeste-me reviver. Toquem para o Senhor, celebrem sua memória sagrada. Sua ira dura um momento e seu favor, pela vida inteira. Senhor, escuta-me, e tem piedade de mim! Sê meu socorro, Senhor!» Transformaste o meu luto em dança. Senhor, meu Deus, eu Te louvarei para sempre. (Sl 30,2.4-6.11-12a.13b)
Evangelho do dia
Jesus apareceu aos discípulos na margem do mar de Tiberíades. E apareceu deste modo: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé chamado Gêmeo, Natanael de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. Simão Pedro disse: «Eu vou pescar.» Eles disseram: «Nós também vamos.» Saíram e entraram na barca. Mas naquela noite não pescaram nada. Quando amanheceu, Jesus estava na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Então Jesus disse: «Rapazes, vocês têm alguma coisa para comer?» Eles responderam: «Não.» Então Jesus falou: «Joguem a rede do lado direito da barca, e vocês acharão peixe.» Eles jogaram a rede e não conseguiam puxá-la para fora, de tanto peixe que pegaram. Então o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: «É o Senhor.» Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu a roupa, pois estava nu, e pulou dentro d’água. Os outros discípulos foram na barca, que estava a uns cem metros da margem. Eles arrastavam a rede com os peixes. Logo que pisaram em terra firme, viram um peixe na brasa e pão. Jesus disse: «Tragam alguns peixes que vocês acabaram de pescar.» Então Simão Pedro subiu na barca e arrastou a rede para a praia. Estava cheia de cento e cinquenta e três peixes grandes. Apesar de tantos peixes, a rede não arrebentou. Jesus disse para eles: «Vamos, comam.» Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era Ele, pois sabiam que era o Senhor. Jesus se aproximou, tomou o pão e distribuiu para eles. Fez a mesma coisa com o peixe. Essa foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, você Me ama mais do que estes outros?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que eu Te amo.» Jesus disse: «Cuide dos meus cordeiros.» Jesus perguntou de novo a Pedro: «Simão, filho de João, você Me ama?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que eu Te amo.» Jesus disse: «Tome conta das minhas ovelhas.» Pela terceira vez Jesus perguntou a Pedro: «Simão, filho de João, você Me ama?» Então Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele O amava. Disse a Jesus: «Senhor, Tu conheces tudo, e sabes que eu Te amo.» Jesus disse: «Cuide das minhas ovelhas. Eu garanto a você: quando você era mais moço, você colocava o cinto e ia para onde queria. Quando você ficar mais velho, estenderá as suas mãos, e outro colocará o cinto em você e o levará para onde você não quer ir.» Jesus falou isso aludindo ao tipo de morte com que Pedro iria glorificar a Deus. E Jesus acrescentou: «Siga-me.» (Jo 21,1-19)
Vivendo a Palavra
A Pedro, que O negara três vezes, Jesus concede – também por três vezes – a oportunidade de confessar o seu amor. Fica para nós, discípulos evangelizadores, o conforto da possibilidade do perdão que nos será concedido sempre que, humildes e conscientes de nossa fragilidade, o pedirmos ao Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a lição de Pedro: a ele não foi pedida cultura nem altos conhecimentos teológicos. Somente amor. Amando o Cristo Jesus, Pedro amava ao Pai, que O enviara, e amava a toda a humanidade criada por seu Amor. Dá-nos, Pai Misericordioso, o dom de compartilhar desse Amor com todos os que estiverem próximos de nós ao longo do Caminho. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.