meu dia em oração
3ª Domingo da Páscoa: “A Paz esteja com vocês”
Pedro se dirigiu ao povo: «Israelitas, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, glorificou o seu Servo Jesus. Vocês O entregaram e O rejeitaram diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-Lo. Vocês, porém, renegaram o Santo e o Justo, e pediram clemência para um assassino. Vocês mataram o Autor da Vida, mas Deus O ressuscitou dos mortos. E disso somos testemunhas. Apesar disso, meus irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, assim como os chefes de vocês. Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado através de todos os Profetas: que o seu Messias haveria de sofrer. Portanto, arrependam-se e se convertam para que os pecados de vocês sejam perdoados. (At 3,13-15.17-19)
1ª Leitura
Meus filhinhos, eu lhes escrevo tais coisas para que vocês não pequem. Entretanto, se alguém pecou, temos um Advogado junto do Pai: Jesus Cristo, o Justo. Ele é a Vítima de expiação pelos nossos pecados; e não só os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro. Para sabermos se conhecemos a Deus, basta ver se cumprimos os seus Mandamentos. Quem diz que conhece a Deus, mas não cumpre os seus Mandamentos, é mentiroso e a Verdade não está nele. Por outro lado, o Amor de Deus se realiza de fato em quem observa a Palavra de Deus. (1Jo 2,1-5a)
Salmo ou Hino
Quando Te invoco, responde-me, ó Deus, meu Defensor! Na angústia, Tu me aliviaste; tem piedade de mim, ouve a minha prece! Saibam que o Senhor faz maravilhas por seu fiel: o Senhor ouve quando eu O invoco. Muitos dizem: «Quem nos fará ver a felicidade?» Senhor, levanta sobre nós a luz da tua Face! Em paz me deito e logo adormeço, porque me fazes viver tranquilo. (Sl 4,2.4.7.9)
Evangelho do dia
Naquela ocasião, os dois discípulos que voltavam de Emaús contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus quando Ele partiu o pão. Ainda estavam falando, quando Jesus apareceu no meio deles, e disse: «A Paz esteja com vocês.» Espantados e cheios de medo, pensavam estar vendo um espírito. Então Jesus disse: «Por que vocês estão perturbados, e por que o coração de vocês está cheio de dúvidas? Vejam minhas mãos e meus pés: Sou Eu mesmo. Toquem-Me e vejam: um espírito não tem carne e ossos, como vocês podem ver que Eu tenho.» E dizendo isso, Jesus mostrou as mãos e os pés. E como eles ainda não estivessem acreditando, por causa da alegria e porque estavam espantados, Jesus disse: «Vocês têm aqui alguma coisa para comer?» Eles ofereceram a Jesus um pedaço de peixe grelhado. Jesus pegou o peixe, e o comeu diante deles. Jesus disse: «São estas as Palavras que Eu lhes falei, quando ainda estava com vocês: é preciso que se cumpra tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.» Então Jesus abriu a mente deles para entenderem as Escrituras. E continuou: «Assim está escrito: ‘O Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia, e no seu Nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. E vocês são testemunhas disso.» (Lc 24,35-48)
Vivendo a Palavra
Na Carta de João, um toque de esperança: pelo Filho unigênito, o Pai perdoa os nossos pecados. Estamos libertados! E no Evangelho, nós nos colocamos entre os Apóstolos e acolhemos a Paz que Jesus Ressuscitado oferece a todos. Mais do que acreditar no que nos contam os discípulos de Emaús, nós sentimos e vivenciamos a Presença de Deus!
Oração Final
Pai que amamos, responde-nos, ó Deus, nosso Defensor! Dá-nos a disposição que deste aos discípulos de Emaús – o desejo incontido de anunciar a presença de Jesus Ressuscitado entre nós, cumprindo as promessas que fizeste a nossos pais: fomos criados como filhos muito queridos e destinados ao teu convívio eterno. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.