meu dia em oração
2º Quaresma: «Senhor, é bom ficarmos aqui.»
O Senhor disse a Abrão: «Saia de sua terra, do meio de seus parentes e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Eu farei de você um grande povo. Abençoarei os que abençoarem você e amaldiçoarei aqueles que o amaldiçoarem.». Abrão partiu. (Gn12,1-4a)
Salmo ou Hino
Pois a palavra do Senhor é reta, e sua obra é verdade. Ele ama a justiça e o direito. Cuida dos que o temem, dos que esperam por seu amor, para livrar da morte a vida deles, e no tempo da fome fazê-los viver. Quanto a nós, esperamos pelo Senhor. Ele é o nosso auxílio e nosso escudo. Senhor, esteja sobre nós o teu amor, como está em ti nossa esperança. (Sl 33,4-5.18-20.22)
1ª Leitura
Não se envergonhe, portanto, de dar testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro; pelo contrário, participe do meu sofrimento pelo Evangelho, confiando no poder de Deus. Ele nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não por causa de nossas obras, mas conforme seu próprio projeto e graça. Esta graça nos foi concedida em Jesus Cristo desde a eternidade, mas somente agora foi revelada pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo. Ele não só venceu a morte, mas também fez brilhar a vida e a imortalidade por meio do Evangelho, (2Tm 1,8b-10)
Evangelho do dia
Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, os irmãos Tiago e João, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E se transfigurou diante deles: o seu rosto brilhou como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisso lhes apareceram Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra, e disse a Jesus: «Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.» Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra, e da nuvem saiu uma voz que dizia: «Este é o meu Filho amado, que muito me agrada. Escutem o que ele diz.» Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados, e caíram com o rosto por terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: «Levantem-se, e não tenham medo.» Os discípulos ergueram os olhos, e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou-lhes: «Não contem a ninguém essa visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos.» (Mt 17,1-9)
Vivendo a Palavra
Moisés e Elias querem significar a ‘Lei e os Profetas’ – expressão judaica para o nosso Primeiro Testamento. Jesus de Nazaré é a Palavra do Senhor que se fez carne habitou entre nós, realizando a Promessa do Deus Misericordioso. O encontro dos três demonstra o carinho que o Pai nos dedica. Demos graças a Ele, na certeza de que somos filhos muito amados.
Oração Final
Pai Santo, faze brilhar em nós a alegria, porque a morte foi vencida e a Vida junto a Ti é, desde agora, o nosso destino. Dá-nos sabedoria para comunicar aos companheiros de caminhada a nossa certeza, baseada nas promessas do Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.