meu dia em oração
1º Quaresma: Convertam-se e creiam na Boa Nova
Deus disse: «Eu estabeleço minha aliança com vocês e seus descendentes, com todos que saíram da arca. Nunca mais haverá dilúvio para devastar a terra. Colocarei meu arco nas nuvens, e ele se tornará sinal da minha aliança com a terra.» (Gn 9,8-15)
1ª Leitura
De fato, o próprio Cristo morreu uma vez por todas pelos pecados, o justo pelos injustos, a fim de os conduzir a Deus. Ele sofreu a morte em seu corpo, mas recebeu vida pelo Espírito. Foi então que ele proclamou a vitória, inclusive para os espíritos aprisionados; falo das pessoas que foram rebeldes outrora, nos tempos de Noé, quando Deus demorava para castigar o mundo. Enquanto isso, Noé construía a arca, na qual somente oito pessoas foram salvas por meio da água. Aquela água representava o batismo que agora salva vocês; não se trata de limpeza da sujeira corporal, mas do compromisso solene de uma boa consciência diante de Deus, mediante a ressurreição de Jesus Cristo. Ele subiu ao céu e está sentado à direita de Deus, após ter submetido os anjos, as dominações e os poderes. (1Pd 3,18-22)
Salmo ou Hino
Mostra-me os teus caminhos, Senhor. Guia-me com tua verdade, lembra-te da tua compaixão, que existe desde sempre. Lembra-te de mim, conforme o teu amor, por causa da tua bondade. Senhor, encaminha os pobres conforme o direito e ensina aos pobres o seu caminho. As veredas do Senhor são amor e verdade para os que guardam seus preceitos. (Sl 25,4b-5b.6-10)
Evangelho do dia
Em seguida o Espírito impeliu Jesus para o deserto. E Jesus ficou no deserto durante quarenta dias, e aí era tentado por Satanás. Jesus vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. Depois que João Batista foi preso, Jesus voltou para a Galileia, pregando a Boa Notícia de Deus: «O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia.» (Mc 1,12-15)
Vivendo a Palavra
Quarenta (dias ou anos), na tradição bíblica, não é apenas um número, mas é um símbolo que significa ‘o tempo necessário para fazer o que precisa ser feito’. Para Jesus, a quarentena no deserto foi o tempo de preparação para cumprir a missão de anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus. Para nós, ‘quarenta’ é tempo para nossa conversão, processo de toda nossa vida.
Oração Final
Pai Santo, nós nos jogamos confiantes nos teus braços, pedindo que nos conduzas – nesta quaresma e em toda vida – pelos caminhos da conversão que, nós sabemos, serão ásperos e difíceis, até alcançarmos o tempo glorioso da Páscoa/Ressurreição de teu Filho Jesus, o Cristo que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.